O Kia Niro, novo SUV pequeno da marca sul-coreana no segmento dos carros híbridos, entrou para o Guinness Book.. A façanha? O menor consumo de combustível obtido por um híbrido em percurso nos Estados Unidos. O reconhecimento veio depois de uma viagem de 5979 km “coast-to-coast”, entre Los Angeles e Nova Iorque, na qual aquele exemplar, totalmente de série e sem qualquer modificação, alcançou a marca de um consumo de 32,57 km/litro.
O Kia Niro usado para esta viagem, unidade com nível de equipamento EX, foi conduzido por Wayne Gerdes de Carlsbad, da California, e Robert Winger, de Williamsburg, Virginia. Durante o percurso, foram usados somente 183.6 litros de combustível, ou seja apenas 4,1 tanques. Um verdadeiro pão-duro nesse quesito.
O novo SV híbrido é o primeiro carro desse tipo desenvolvido pela empresa. O modelo é equipado com motor 1.6 GDI a gasolina de ciclo Atkinson, de 105 cv, e outro motor elétrico, de 43 cv. Conta com diversos recursos de assistência ao motorista, como freio de emergência autônomo; aviso de ponto cego; alerta de tráfego cruzado na traseira e assistência de aviso de mudança de faixa, entre outros.
O Niro conta também com bancos em couro, rodas de 18 polegadas, sistema de navegação com monitor de 7 polegadas, Bluetooth, carregador de telefone wireless, câmara traseira de auxilio do estacionamento, sensores de chuva, chave inteligente e ajuste elétrico e lombar do banco do motorista, entre outros equipamentos de série. A garantia é de sete anos/150.000 km.
Na Europa, o carro é vendido desde o começo de 2016. Já no Brasil, o pequeno SUV foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, no início de novembro, mas a Kia ainda não decidiu se vai comercializá-lo em nosso mercado. Este modelo é fundamental para as pretensões futuras da Kia, pois se trata da primeira plataforma dedicada de veículos ecológicos da marca.