Já está em operação de teste no Brasil o T6 Methane Power, da New Holland. Este é o primeiro trator em todo o mundo equipado com motor movido somente a biometano, um gás com alto poder de combustão, obtido através da purificação do biogás.
Registrado oficialmente no Brasil em 2015 como combustível para veículos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o biometano vem sendo pesquisado como alternativa ao petróleo há pelo menos 10 anos.
Uma solução sustentável para as fazendas de gado confinado e granjas de aves e suínos de todo o Brasil, que já utilizam na infraestrutura biodigestores para a transformação dos dejetos dos animais em energia térmica ou elétrica.
Em destaque, o trabalho realizado pelo Centro de Energias Renováveis da Hidrelétrica Itaipu Binacional, de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, que já possui em sua frota de veículos 53 automóveis movidos a biometano.
A tecnologia começa a ser incorporada também nas máquinas agrícolas, com os tratores T6 Methane Power da New Holland, o projeto mais avançado dessa tecnologia em todo o mundo, realizado através do seu Programa Estratégico Global Clean Energy Leader.
Atualmente, a New Holland opera com esses tratores em fases de testes e validação, em 6 diferentes locais de produção agrícola ao redor do mundo, com três tratores de 140 cv de potência e outros três equipados com motor de 180 cv.
O Brasil foi o único país escolhido em toda a América Latina para receber um desses protótipos, e o Marcas e Máquinas acompanhou uma operação no campo deste trator na Granja Santa Helena, no oeste do Paraná. Propriedade da família Haake, que, desde 2014, em parceria com a empresa Energias Renováveis Cibiogás, transforma 8 toneladas diária de dejetos, produzidos por 84 mil galinhas poedeiras e 500 cabeças de gado confinado, em 40 metros cúbicos de biometano por hora. É combustível suficiente para abastecer, todo mês, a frota de 53 veículos da Itaipu Binacional e agora, por um período de 2 meses de testes, o Trator T6 140 movido a biometano da New Holland.
Equipado com um motor próprio para operar com biometano, fabricado pela Fiat Power Train, modelo F 1C, de 4 cilindros e 3.0 litros, o T6 140 Methane Power tem 136 cavalos de potência e uma transmissão powershift eletrocommand de 16 marchas à frente e 16 à ré.
Para acomodar sua necessidade de armazenamento de biometano, o motor possui na sua estrutura 9 cilindros, com capacidade total para 66 metros cúbicos ou 300 litros de gás, que proporcionam ao trator uma autonomia média de 4 horas de trabalho pesado ou 8 horas de trabalho leve. Ele apresenta economia de até 40% no consumo de combustível comparado com o diesel, e com redução de até 80% na emissão de poluentes.
Uma prova de que a tecnologia das máquinas agrícolas pode auxiliar o agricultor a produzir mais alimentos, gerando riqueza para o campo com preservação do meio ambiente.
O trator T6 Methane Power fica por aqui pelo menos por mais 6 meses e sem dúvida será um dos destaques da New Holland nas principais férias de exposição de máquinas agrícolas do país em 2017.