Na noite dessa quarta-feira (09), a Polícia Civil desencadeou mais uma ação que culminou na prisão dos criminosos denominados como “Piratas do Asfalto” e que estavam provocando medo e pânico para as comunidades da região Norte do Rio Grande do Sul.
As prisões são resultado do trabalho feito por policiais que integram a Força Tarefa da Polícia Civil, que tem como objetivo combater os assaltos aos ônibus de excursões nas rodovias gaúchas. Porém, nas investigações foi constatado que o bando era responsável por cometer vários delitos, e não apenas assaltos aos coletivos. Eles também praticavam os roubos de cargas e de veículos, assaltos a propriedades rurais, além de furto e arrombamento a agências bancárias.
Durante as diligências, foram captadas informações de que os bandidos estariam reunidos para um churrasco em uma residência na Rua Dom Pedrito, no bairro Hípica em Passo Fundo.
A equipe da Força Tarefa contou com o apoio de agentes da 1ª DP e DEFREC, e tiveram a coordenação feita pelo Delegado Diogo Ferreira. Os policiais montaram o cerco e lograram êxito na prisão de sete homens. No momento da batida, os investigados estavam jantando uma “galinhada” e tomando cerveja.
Os bandidos foram identificados como os passo-fundenses José Cláudio Carvalho Maciel, vulgo “Cláudião Motoqueiro” de 52 anos, e Cladilar dos Santos, de 54 anos. Os foragidos da justiça Evandro de Oliveira, de 25 anos, Paulo Roberto dos Santos Moreira, de 57 anos, o Roberto Amaral, vulgo “Porquinho” de 39 anos, e os carazinhenses Marcelo da Silva, de 40 anos, Raul Melo Guerra, de 29 anos.
Todos são indivíduos que possuem extensa ficha criminal, dando destaque ao Cláudião Motoqueiro e o vulgo Porquinho, sendo que este era integrante do PCC – Primeiro Comando da Capital.
Na residência foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições, dinheiro e material utilizado na prática dos assaltos. Houve a apreensão de dois veículos, um Ford Focus e um Chevrolet Astra.
Segundo o relato dos investigadores, os bandidos já estavam sofrendo com a ação da polícia desde o final do mês de setembro, quando as guarnições do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar efetuaram a prisão de oito assaltantes após confronto no interior do município de Pontão.
Outro fato importante foi a recaptura do foragido de alta periculosidade Elessandro Orling, de 27 anos, no bairro Vera Cruz. Naquela ocasião, foram apreendidas armas, munições, recuperado um carro roubado, e também localizado um equipamento utilizado para bloquear qualquer sinal eletrônico, principalmente aparelhos celulares.
Diante do fato, os presos foram conduzidos em um comboio de viaturas até a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, onde o Delegado Diogo Ferreira lavrou o flagrante indiciando os acusados por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Posterior, todos foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.
As investigações da Força Tarefa prosseguem e não estão descartadas novas prisões a qualquer momento.