O deputado federal cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19) pela Polícia Federal. A ordem de prisão foi expedida pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal do Paraná.
De acordo com a PF, a prisão preventiva ocorreu em Brasília, no começo desta tarde, em razão da Lava Jato. Cunha está a caminho do hangar da Polícia Federal, onde irá embarcar para Curitiba - a previsão de chegada na capital paranaense é entre 17h e 18h.
A casa do ex-parlamentar, no Rio de Janeiro, foi alvo de operação de busca e apreensão.
Cunha perdeu o mandato de deputado federal em setembro deste ano, após cassação no plenário da Câmara. Com isso, ficou sem o foro privilegiado e responde aos processos contra ele na Justiça comum.
Ontem, a Justiça Federal confirmou que Moro marcou para dia 16 de novembro o interrogatório de Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado. Cláudia será interrogada na ação penal em que responde pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ela é acusada de ser beneficiária das contas atribuídas ao deputado na Suíça.