Entre os investimentos no Rio Grande do Sul que o governador José Ivo Sartori pretende confirmar em sua viagem à Europa nesta semana está a ampliação das quatro fábricas que a marca francesa Lactalis possui no Estado.
A agenda de Sartori prevê encontro com o presidente da Lactalis, Daniel Jaouen. Recentemente, a multinacional anunciou a intenção de investir R$ 120 milhões na ampliação das fábricas de Três de Maio, Santa Rosa, Ijuí e Teutônia.
A Lactalis é o maior grupo de laticínios do mundo e chegou ao Brasil em 2013, quando arrematou 11 laticínios da BRF e quatro unidades da LBR, com aplicação de um montante que alcançou R$ 2,05 bilhões. A empresa se tornou a maior captadora de leite do Rio Grande do Sul, cerca de 22% do total produzido.
Em Três de Maio, a Lactalis tem três unidades industriais nas quais produz queijo mussarela, leite em pó e whey protein. Dona das marcas Elegê, Batavo, Parmalat, Santa Rosa e Galbani, a multinacional quer aumentar a fabricação de requeijão, queijo prato e mussarela e também da marca global President — queijo artesanal que deu origem à empresa francesa ainda na década de 1930.
A comitiva gaúcha liderada pelo governador terá uma série de encontros em Paris, no próximo dia 20. O primeiro compromisso em Paris será um encontro com pequenos e médios produtores rurais, que mostrarão ao grupo modelos de certificação nas propriedades, principalmente do setor lácteo. A França é considerada a maior potência agrícola da Europa. O governo tem uma política forte de subsídios aos produtores, evitando o êxodo do campo para as grandes cidades.
A união desses pequenos produtores garante os títulos de país com os melhores queijos, melhores vinhos e melhores mostardas. No caso dos queijos, são mais de mil tipos produzidos, e aproximadamente 300 têm denominação de origem. Isso faz com que o produtor ganhe mais credibilidade, poder de negociação e marketing. O selo é concedido pelo Instituto Nacional de Origem e Qualidade (Inao, na sigla em francês).
O roteiro da missão começou pela Alemanha, neste domingo (16), e terminará no próximo sábado (22) na Itália.