Offline
Sul de Santa Catarina é atingido por tsunami meteorológico
Novidades
Publicado em 16/10/2016

Duas pessoas foram retiradas do mar em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, depois que uma onda levou o carro onde estavam, na Barra do Torneiro. Toda a região sofre, neste domingo (16), com uma forte chuva e ventos de até 97km/h, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado, que acredita que os municípios tenham sido atingidos por um fenômeno chamado tsunami meteorológico. Em Araranguá, município vizinho, vários veículos que estavam estacionados na Beira-Mar foram atingidos pela força do vento e da água. 


Equipes de mergulho foram acionadas para fazer as buscas e retirar as duas pessoas do mar em Balneário Rincão. O carro precisou ser retirado com a ajuda de uma retroescavadeira. 

 


Em Criciúma, casas foram atingidas e árvores caíram. Em Tubarão, a situação é semelhante aos outros municípios. O prefeito eleito da cidade, Joares Ponticelli, postou em sua conta no Facebook fotos de árvores caídas próximo à ponte Dilneil Cabral. "Acabamosd e viver uma tarde assustadora na nossa Tubarão. Rajadas de vento e chuva como eu nunca vi", escreveu. 

 


Atenção para o Estado

 


A linha de instabilidade que atingiu a região Sul do Estado está se deslocando com intensidade para o Norte do Estado, entre o Planalto e Litoral, com risco de temporais nas próximas duas horas, com chuva intensa e raios, em áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. 

 


Tsunami meteorológico

 


A Defesa Civil de Santa Catarina acredita que o fenômeno que atingiu o Sul de Santa Catarina tenha sido um tsunami meteorológico, que acontece quando há o deslocamento de uma forte linha de instabilidade de baixa pressão, que pode provocar uma onda mais alta no mar. O mesmo fenômeno já aconteceu duas vezes na praia do Cassino, no rio Grande do Sul. 


Fonte: Paulo Marques Notícias


Comentários