A Polícia Civil prendeu, na quarta-feira (6), um terceiro suspeito de envolvimento em um esquema de falsificação de vacinas contra a gripe.
Foram cumpridos mandados nas cidades de Casca e São Domingos do Sul, no Norte do Rio Grande do Sul, dando continuidade a uma operação que iniciou na terça (5). Outras duas pessoas já haviam sido presas em Passo Fundo nesta semana. O conteúdo das vacinas foi encaminhado para a perícia.
A investigação aponta que a dose falsificada pode ser feita de placebo ou se tratar de um conteúdo vencido. Pelo menos um morador da cidade de Coxilha recebeu a vacina, segundo a polícia.
O delegado Max Otto Ritter, da Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção (Decor), informou que a denúncia partiu da Secretaria da Saúde do município, mas foram identificados lotes adulterados também em Passo Fundo, David Canabarro e Água Santa.
A Prefeitura de Coxilha havia adquirido 300 doses da vacina tetravalente contra a influenza. Contudo, ao avançar na investigação, a polícia verificou que clínicas, farmácias e até pessoas físicas compraram de modo particular vacinas desse mesmo distribuidor.
"Conseguimos contextualizar a prática de adulteração, de falsificação de vacinas, justamente nessa época em que vivemos uma crise com uma pandemia, e particularmente o estado do Rio Grande do Sul precisa vacinar as pessoas dos mais variados municípios tendo em vista que o frio se aproxima", afirma o delegado.
Fonte: G1