Bolsonaro deixou o Aeroporto Salgado Filho por volta de 10h30. Antes de seguir para a cerimônia, sem usar máscara, cumprimentou policiais militares e tirou foto com um apoiador.
Na cerimônia, realidada no Centro da Capital, praticamente todas as autoridades estavam sem máscara. Entre eles, o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Mourão, o governador do RS Eduardo Leite, prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, além do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, e dos generais Valério Stumpf Trindade e Geraldo Antônio Miotto, comandantes do CMS, e o general Augusto Heleno.
Esta é a segunda vez que Bolsonaro sai de Brasília desde 11 de março, quando o Brasil já tinha casos confirmados de coronavírus. A primeira foi quando ele visitou um hospital de campanha para a Covid-19 em Águas Lindas (GO), cidade do Entorno do Distrito Federal a cerca de 50 quilômetros da capital federal.
O evento em Porto Alegre é fechado ao público e será transmitido pela internet. O atual comandante, Geraldo Antônio Miotto, irá transferir o cargo a Valério Stumpf Trindade.
Além da cerimônia, também está prevista uma visita ao Centro de Operação de Combate à Covid-19 também no Comando Militar Sul. Confira abaixo a agenda oficial do presidente.
- 7h45 a 10h - Partida de Brasília/DF para Porto Alegre/RS
- 10h40 a 11h00 - Visita ao Centro de Operação de Combate ao Covid-19 do Comando Militar do Sul
- 11h10 a 12h10 - Solenidade de Transmissão de Cargo de Comandante Militar do Sul
- 13h15 a 15h30 - Partida de Porto Alegre/RS para Brasília/DF
É a única atividade prevista para Jair Bolsonaro no estado, nesta quinta. A última passagem do presidente no RS foi em dezembro do ano passado, quando ele participou da 55ª Cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.
Antes disso, em agosto, o presidente inaugurou um trecho duplicado da BR-116, em Pelotas, na Região Sul do estado. Já em maio de 2019, Bolsonaro participou da Festa Nacional da Artilharia, que homenageava o marechal Emílio Luiz Mallet em Santa Maria, na Região Central do estado.
É a primeira visita de Bolsonaro ao RS durante a crise do coronavírus. Até a noite de quarta (29), o estado gaúcho tinha 1.420 contaminados e 51 mortos pela Covid-19. No Brasil, são mais de 5,4 mil mortos e 72 mil casos confirmados.
A visita também ocorre em meio à mudança no Ministério da Justiça e Segurança Pública após a renúncia de Sérgio Moro e à tentativa de trocar a direção da Polícia Federal. No dia anterior, Bolsonaro discursou na posse do novo ministro, André Mendonça.
Fonte: G1