Em várias localidades do interior dos municípios de Santo Cristo, como Vila Laranjeira, Linha 12 de Maio e Linha Vênus, entre outras, e Porto Lucena (Linha Santa Catarina) e arredores, ocorreu precipitação de chuva de granizo por volta de 12h30min desta quarta-feira, 5 de outubro.
As pedras que caíram foram de pequeno porte na maioria das comunidades e os prejuízos às lavouras não foram significativos, segundo informações de vários moradores daquelas localidades.
Já na Linha Vênus, as pedras foram de maior porte e causaram danos às lavouras de milho. Na cidade de Santo Cristo, a chuva atingiu em torno de 20 milímetros. A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar.
COMO SE FORMA O GRANIZO?
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. A ocorrência do granizo é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas.
Reportagem de Donato Heinen
Fotos - Clarice Loose Ben e Carla Koling