Offline
Detran-RS muda forma de entrega de documento de veículos; entenda
27/01/2020 20:57 em Novidades

Motorista reclama que documento extraviou-se e não sabe onde está por que Detran mudou forma de entrega, o que não permite rastreabilidade. Departamento confirma alteração e orienta proprietários

Motoristas gaúchos que pagaram o IPVA 2020 à vista estão sendo surpreendidos na hora de receber o novo documento do veículo. O contrário do que ocorria em anos anteriores, o envelope com o documento atualizado emitido pelo Detran não é mais despachado como carta registrada, modalidade que permite o rastreio. Desde o dia 16 de dezembro o envelope é entregue como correspondência simples, permitindo que o carteiro faça a entrega diretamente na caixa de correio, sem que o motorista ou alguém da casa precise assinar para comprovar o recebimento.

 

O morador de São Sebastião do Caí, o motorista Ademar Klein, 40 anos, está inconformado com a decisão do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) de realizar a entrega do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo sistema simples do Correios, deixando de lado a carta registrada. Klein arma que o documento endereçado a ele foi extraviado e conta que já foi nos Correios e no Detran para vericar o documento. Foi quando recebeu a informação que o envelope não é mais rastreado."Sinceramente, agora qualquer um pode pegar o documento, fazer uma placa igual e ainda andar com o carro na rua", reclama."No caso da minha irmã, por exemplo, meu sobrinho de 6 anos recebeu os documentos do veículo. Também era uma carta simples. Antigamente tinha que assinar e apresentar documento e agora não precisa mais?", indaga o motorista. Contraponto Segundo a assessoria do Detran-RS, desde o dia 16 de dezembro do ano passado não é mais necessária a presença de um morador no endereço para o recebimento do documento do veículo, pois ele é colocado diretamente na caixa de correspondências, sem necessidade de que haja alguém no endereço para assinar que recebeu. Esse modelo, de fato, não possibilita rastreamento do objeto. Por isso, é muito importante que o endereço do proprietário do veículo esteja atualizado e completo nos registros do DetranRS. Nos casos em que o destinatário não conta com entrega domiciliar, ele deve se dirigir ao posto de Correios de sua região.

COMENTÁRIOS