Offline
policia - Operação 'Boi Deitado' dá sequência no combate ao abigeato em São Luiz Gonzaga
Novidades
Publicado em 24/08/2016

O combate ao abigeato continua em São Luiz Gonzaga e região. Depois de prender 11 pessoas no fim do mês passado, outros 10 acusados foram presos na operação 'Boi deitado', deflagrada na manhã de hoje (24). Foram cumpridos 29 mandados, sendo oito de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. Os policiais apreenderam espingardas, revólveres, escopetas, munição, entorpecentes, dinheiro e animais já abatidos. Preventivamente foram sete presos, além de quatro indivíduos em flagrante. 

Segundo a delegada Tânea Bratz, que coordenou a operação, o trabalho de investigação começou no mês de abril. Foi observado que os abigeatários carneavam o animal no local em que estavam. Em geral, eram mortos com um tiro de espingarda de baixo calibre na cabeça dos bovinos. Após o abate, a carne era transportada para a residência dos acusados. Depois eram revendidas. A polícia acredita que as carnes eram encomendadas previamente. 

Mais de 200 animais

Desde junho de 2015, estima-se que mais de 200 animais foram mortos. A partir desse elevado número, foi iniciada a investigação. Tânea, em coletiva de imprensa, detalhou que o trabalho teve a participação da Brigada Militar e Inspetoria Veterinária, com informações importantes para chegar aos acusados. 

Ainda conforme Tânea, a ação faz parte do trabalho permanente de combate ao abigeato, um dos crimes mais comuns em São Luiz Gonzaga e região. Nas últimas semanas, mais de 20 pessoas foram presas pelo crime

Saúde pública 

Para a delegada, além do prejuízo aos agropecuaristas, a preocupação ainda maior pela saúde da população, que consome carne sem procedência. "O trabalho continua, em especial a fiscalização nos estabelecimentos", explica.

Parceria com a Brigada Militar

Segundo a capitã Liliane, do 14° BPM, a Brigada Militar trabalhou em parceria desde o início das investigações, com informações colhidas à campo pelos policiais. Ainda conforme a capitã,  o abigeato era o único crime que seguia em crescimento, em relação aos demais. "Em conjunto vamos combater esse delito", afirma.  

Movimentação policial

Os mandados começaram a ser cumpridos ainda na madrugada. A operação movimentou mais de 80 profissionais da área de segurança pública, sendo 61 policiais civis da região e 21 policiais militares do 14° BPM. Foram utilizadas 21 viaturas na operação 'Boi deitado'. 

 
Comentários