Offline
Ilha das cobras: conheça a ilha mais mortal do mundo, que fica no Brasil
12/08/2016 14:16 em Novidades

Você já ouviu falar da Ilha da Queimada Grande?

Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica em São Paulo, a 35 km do litoral. O acesso à ilha é proibido, restrito apenas a analistas ambientais e cientistas mediante autorização prévia. Até mesmo o desembarque na ilha é expressamente proibido pela Marinha do Brasil.

E não é à toa que a Ilha da Queimada Grande é chamada de Ilha das Cobras. Trata-se da ilha com o maior número de cobras, tendo cerca de 5 cobras por metro quadrado! É assustador! Além disso, não há mamíferos por lá... pode até ser que já existiram alguns ratos ou gambás em um passado remoto, mas com essa quantidade de cobras, a morte é só uma questão de tempo...

Ilha das Cobras


Em 2010, o site Listverse elegeu a Ilha da Queimada Grande como o pior e mais perigoso lugar do mundo para se visitar, à frente até mesmo de lugares como Chernobyl. Até para especialistas em técnicas de sobrevivência, a Ilha das Cobras é um lugar fatal. Ela é o "calcanhar de Aquiles" de qualquer aventureiro. Ninguém arrisca visitar esse lugar, e passar uma noite por lá pode ser a última experiência de vida...Não existem praias na ilha das cobras, pois sua costa é rodeada por rochedos e penhascos. Ela fica mais próxima das praias de Itanhaém e Peruíbe, a cerca de 30 km de distância.



Origem do nome Ilha da Queimada Grande

A ilha se chama Queimada Grande porque os pescadores locais costumavam desembarcar na ilha, e só era possível após atearem fogo nas encostas, a fim de afugentar a incrível quantidade de serpentes que impossibilitavam o acesso à ilha. Atualmente, ninguém arrisca passear por lá.




Os perigos da ilha das cobras

Se alguém fosse exilado nessa ilha, ou desembarcasse por engano e não tivesse como sair de lá, a morte seria apenas uma questão de tempo. Não há fonte de água potável e o calor é escaldante; o desembarque é quase impossível; as trilhas são íngremes, e repletas de aranhas venenosas, e claro, com muitas, muitas cobras. Milhares delas!

jararaca ilhoa


A espécie de cobra mais endêmica nessa ilha é a Jararaca-Ilhoa (imagem acima), que corre sério risco de extinção, assim como diversas serpentes da região. Segundo cientistas, a Jararaca Ilhoa é a cobra venenosa com a peçonha mais potente do mundo.


Como as cobras foram parar na ilha?

Acredita-se que a "Ilha das Cobras" tenha se formado há 55 milhões de anos, e que por muitos períodos, ela era ligada ao continente. Entre 10 mil e 12 mil anos atrás, quando terminou a última glaciação na Terra, por conta do aumento do nível do oceano, a área acabou sendo cercada pelo mar.

As serpentes da ilha, que provavelmente eram da mesma espécie do continente, ficaram ilhadas, e sem pequenos mamíferos pra caçar, precisaram se adaptar à vida em cima de árvores, afinal, a principal alimentação seriam as aves migratórias. Talvez seja por isso que o veneno da Jararaca-Ilhoa seja cerca de 5 vezes mais potente que o da Jararaca comum, pois se a peçonha não matasse a presa rapidamente, ela poderia voar e acabar caindo em uma outra área, impossibilitando a refeição.

Jararaca Ilhoa



As Jararacas podem matar, mas também podem curar...                                                                                                                                 Apesar de mortais, as Jararacas são verdadeiras salva-vidas. Em 1948, cientistas e pesquisadores brasileiros descobriram o vasodilatador bradicinina, que tem ação anti-hipertensiva e que deu origem aos remédios que combatem a hipertensão. 

Apesar de ser um lugar mortal, existem pessoas que praticam a bio-pirataria, e visitam a ilha para retirar alguns exemplares de serpentes, a fim de produzirem remédios para o mercado negro. Por outro lado, diversas ONGs e entidades governamentais monitoram a ilha para combater o tráfico ilegal de animais.

E aí, arriscaria passar uma noite na ilha mais perigosa do mundo?

 

COMENTÁRIOS