O nono dígito nos telefones celulares deverá ser adotado em todo os Estados até 31 de dezembro de 2016. A implementação de mais um 9 antes de cada número será feita aos poucos, por regiões. RS e SC estão entre os Estados que serão incluídos no último grupo da mudança.
A medida já foi adotada na região metropolitana de São Paulo. Os celulares de municípios com DDD 11 começaram a transição em 29 de julho. Desde o último dia 17, as ligações sem o nono dígito não são mais completadas.
Segundo a Anatel, a medida vai aumentar, em quatro anos, a capacidade de numeração na região paulista de 44 milhões para 90 milhões.
A Anatel considera necessário que - para evitar que usuários de outras partes do país tenham dificuldades em completar as chamadas - a medida que acrescenta o nono dígito seja adotada nacionalmente.
O cronograma ontem divulgado pela Anatel estabelece que o restante do Estado de São Paulo faça a migração até o dia 31 de dezembro de 2013.
Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão incorporar o algarismo adicional até 31 de janeiro de 2014.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem adotar o nono dígito até 31 de dezembro de 2016.
Conforme a Anatel, a divisão do cronograma em várias etapas visa a garantir a segurança durante todo o processo de transição para o novo modelo.