Operação Abate é deflagrada na região das Missões
15/07/2016 11:24 em Novidades

Na manhã desta sexta-feira (15) em cumprimento a dez mandados de busca e apreensão, policiais da Delegacia de Polícia de Guarani das Missões executaram a fase final da Operação Abate em Cerro Largo, Santo Ângelo, São Pedro do Butiá e Rolador. A Polícia Civil vinha há mais de nove meses investigando uma organização criminosa de abigeatários que atuava na região das missões. As investigações também incluíram os receptadores das carnes. A Operação contou com o apoio 10 equipes da Polícia Civil da região, duas equipes da Brigada Militar e duas equipes da Inspetoria Veterinária Estadual, além de 16 viaturas. Foram realizadas cinco prisões, de quatro homens e uma mulher, além de cinco apreensões de veículos e quatro armas de fogo.


Durante nove meses de investigação, a Polícia Civil apurou que os suspeitos abateram mais de 70 cabeças de gado apenas nas cidades de Guarani das Missões e Sete de Setembro, sem contar nas cidades que integram as regiões de Cerro Largo e Santo Ângelo, cujo somatório facilmente ultrapassa as 100 cabeças de gado furtadas no mesmo período. O prejuízo causado pela quadrilha no período de nove meses, apenas nas cidades de Guarani das Missões e Sete de Setembro, alcança a soma aproximada de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais).

 


Segundo o delegado Heleno dos Santos, a organização de abigeatários atuava praticando furtos de gado especialmente nas cidades de Guarani das Missões, Sete de Setembro, Cerro Largo, São Pedro do Butiá, Santo Ângelo e outras cidades da região, vendendo as carnes furtadas especialmente para estabelecimentos comerciais de Santo Ângelo e Cerro Largo. “No curso das investigações, a Delegacia de Polícia de Guarani das Missões apurou a identidade da maioria dos integrantes do grupo (seis pessoas) e o modus operandi, além da identidade dos dois principais receptadores das carnes furtadas, donos de duas casas de carnes localizadas em Santo Ângelo e Cerro Largo. Um desses estabelecimentos comerciais ainda revendia carnes de abigeato para conhecidos restaurantes de Santo Ângelo. Além disso, dois distribuidores de carnes foram objetos de buscas policiais, locais nos quais foram apreendidas grande quantidade de carne sem procedência e impróprias ao consumo humano. Tais carnes foram apreendidas e incineradas pela Vigilância Sanitária”, revela o delegado.

 


O delegado ainda mencionou mais detalhes sobre a organização criminosa: “Apurou-se que os principais integrantes da associação criminosa tinham grau de parentesco e já haviam trabalhado durante alguns anos em açougues e abatedouros da região, sendo, portanto, conhecedores do ofício de abater gado e cortar carnes”. "Com a prisão dos criminosos, a Polícia Civil deve encerrar as investigações até o final da semana que vem, oportunidade em que ainda será analisada a possibilidade de serem solicitadas outras prisões, em decorrência das provas localizadas hoje durante as buscas.", conclui o delegado Heleno dos Santos.

 


Autuados pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e lavagem de dinheiro, os indivíduos foram encaminhados para o sistema prisional de Cerro Largo.


Fonte: DP de Guarani das Missões

COMENTÁRIOS