Offline
Governo não deve propor aumento real no salário mínimo, diz site
14/04/2019 19:45 em Novidades
Não vai haver aumento real no salário mínimo a ser proposto pelo governo para o próximo ano, de acordo com informações do portal G1. A remuneração deve ter a correção pela inflação, em proposta que deve ser incluída no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Por lei, o projeto precisa ser enviado ao Congresso Nacional até dia 15 de abril,  ou seja, nesta segunda-feira. O salário mínimo hoje é de R$ 998.


A política de reajuste do mínimo previa correção com base na inflação do ano anterior mais um aumento com base na variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, desde 2011. 


Se confirmada, a mudança deve ajudar o governo a economizar recursos e conter o avanço do déficit público, já que os benefícios pagos pela Previdência não podem ser menores que o valor do mínimo. A correção com base na inflação deve ser adotada também para 2021 e 2022, já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias tem de fazer projeções para os três anos seguintes.


A mudança atenderia a uma diretriz do ministro da Economia, Paulo Guedes, que já deu declarações de que é preciso "desindexar" a economia, eliminando a correção automática de preços e salários com base em indicadores passados.

Fonte: Gaúcha ZH

COMENTÁRIOS