Jardel Fontaniva que estava desaparecido desde a manhã desta quinta-feira em Tenente Portela. Ele foi localizado pelas equipes de busca deitado em meio a uma lavoura de pastagem a cerca de 500 metros da casa de sua família.
Jardel apresentava sinais de estado de choque e segundo a equipe da Brigada Militar que estava coordenando as buscas no local já estava se dirigindo para um estado de hipotermia em virtude do frio e da umidade no local. Ele estava deitado de barriga para cima e estava com dificuldades para se comunicar, inclusive sem conseguir identificar as pessoas. Estava totalmente debilitado e não sentia mais as extremidades como pés e mãos. Ele foi socorrido pelo Samu e conduzido ao Hospital Santo Antônio de Tenente Portela.
Eram 17 horas da quinta-feira quando a irmã de Jardel entrou em contato com a reportagem da Rádio Província para contar o drama que a família estava vivendo e pedir que a emissora desse publicidade ao caso na esperança de que assim conseguir informações que pudessem levar ao paradeiro de Jardel.
Ela informou que Jardel havia saído da prefeitura de Vista Alegre por volta das 09 horas da manhã. Em um contato telefônico ele informou que estava indo para Frederico Westphalen, já para outra pessoa ele disse que estava vindo para Tenente Portela, e como ele não chegou a nenhum dos destinos, a família começou a fazer buscas para tentar localizá-lo.
Durante a tarde a família tentou efetuar o registro do desaparecimento na Delegacia de Polícia Civil de Tenente Portela, mas como o desaparecimento num primeiro momento aconteceu em Vista Alegre, o registro foi efetuado naquele município; no entanto mais tarde a família conseguiu através de imagens de segurança identificar a saveiro transitando em Palmitinho no sentido Tenente Portela.
Foi depois da notícia divulgada na Província que alguém lembrou ter visto a Saveiro que ele dirigia estacionada numa lavoura nas proximidades de sua casa. Quando este agricultor foi ao local onde ele tinha avistado o veículo ontem por volta das 10h30min da manhã, ela seguia estacionada no mesmo lugar. A partir de então as buscas se concentraram naquelas redondezas com apoio da Brigada Militar e populares.
Hoje pela manhã nossa equipe foi para o local para acompanhar as buscas e auxiliar no que fosse possível. Quando chegamos ao local a Brigada Militar já estava fazendo o trabalho de buscas. Pessoas de várias partes estavam auxiliando nas buscas. No local ficamos sabendo que durante a manhã o sogro de Jardel havia conseguido contato telefônico com ele, no entanto, não tinha sido possível manter um diálogo que pudesse indicar a sua localização.
A Polícia conseguiu triangular a ligação e descobriu que ela foi direcionada para uma torre nas proximidades. As buscas prosseguiram até o meio dia, quando agentes do Instituto Geral de Perícias chegaram ao local para fazer a perícia na Saveiro abandonada.
Como a perícia não deu em nada, pelo menos de imediato, a Brigada Militar foi reforçada nas buscas da tarde com policiais do Pelotão de Operações Especiais, totalizando cerca de 20 homens, mais dois bombeiros que já auxiliavam desde a manhã. Também foi possível fazer uma triangulação que indicou que o telefone de Jardel estava num raio de três quilômetros.
Uma informação que chegou por intermédio da Brigada Militar, de que o jovem havia entrado em contato com um amigo e informado que estava em um mato acima da casa renovou o animo das equipes de buscas, que naquele momento além de motociclistas já tinha também o apoio de cavaleiros, além de pelo menos uma centena de populares.
Duas equipes foram formadas e um novo pente fino foi feito em todos os matos da proximidade, inclusive com o auxilio de um drone do engenheiro florestal Mauricio Castro que fez uma varredura pelas redondezas.
Por volta das 17 horas, O professor Ildo Scapini disse ter ouvido alguma coisa, segundo essa indicação um motociclista entrou em meio a lavoura de aveia e para a felicidade geral das pessoas que estavam presente informou que o havia localizado. A família enfim, após tantas horas de agonia, pode respirar aliviada e explodir numa onda de lágrimas e sorrisos. Jardel estava a salvo e sendo conduzido ao Hospital Santo Antônio.