Offline
Granizo atinge cidades do interior do Rio Grande do Sul
22/03/2019 17:29 em Novidades

Cidades da Serra do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo na tarde desta sexta-feira (22). Um agricultor da localidade de Linha Colombo - Usina, em Guaporé, registrou em vídeo as pedras de gelo na propriedade onde mora (veja acima). Segundo Alécio Alba, houve estragos na plantação de soja, mas ele não conseguiu avaliar a proporção.

A Emater de Guaporé informou que também ocorreu queda de granizo em outras cidades da Serra, como Nova Bassano e Nova Prata. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul não tem registros de danos.

A previsão da Somar Meteorologia indicava nuvens espalhadas pelo estado e possibilidade de chuva para esta sexta. A meteorologista Patricia Vieira acrescenta que ocorreram alguns temporais isolados.

Tivemos a passagem de uma massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul, que resfriou toda a atmosfera desde quarta-feira. Agora, são áreas de instabilidade formadas a mais de 10 km de altura que trouxeram nuvens carregadas e temporais isolados. Nuvens carregadas são muito profundas, e com a atmosfera mais resfriada há uma grande porção dentro da nuvem com temperatura abaixo de zero grau (ponto de congelamento). Assim, a formação de granizo é mais favorecida", explica.

De acordo com a meteorologista, "a condição para granizo diminui bastante, mas o Nordeste do estado ainda seria propício à nuvens carregadas e passageiras até o final da sexta-feira."

COMENTÁRIOS