Offline
Outono deve começar com queda das temperaturas e chuva acima da média no Rio Grande do Sul
20/03/2019 16:03 em Novidades

O outono chega ao Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (20) derrubando as temperaturas no estado. A nova estação começa às 18h58.

Segundo a Somar Meteorologia, o ápice do frio será na quinta-feira (21), quando algumas cidades da Serra e da Região Sul podem ter mínima abaixo dos 10°C.

“Esse frio vai ser mais espaçado. Vai ter essa onda de frio, depois, a próxima vai ser só em maio. Depois, só em junho”, prevê o meteorologista da Somar Fábio Luengo.

Outro destaque da estação será a chuva acima da média em boa parte do estado, principalmente nos primeiros dias. “A tendência é que o começo do outono seja mais chuvoso e, à medida que for se aproximando do inverno, essa chuva vai diminuindo aos poucos”, explica o meteorologista.

Em 2018, o comportamento do tempo com a chegada da nova estação foi o oposto por conta do fenômeno “La Niña”: o estado registrou chuva abaixo da média.

Como foi o verão

Conforme a Somar, o verão termina com chuva acima da média na Região Sul do estado. No Oeste, choveu três vezes mais do que o normal para o período. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral Norte, a chuva ficou dentro do normal para a estação.

As temperaturas ficaram bastante acima da média nos vales do Taquari e do Sinos e no Nordeste do estado, por conta da influência da atmosfera mais aquecida provocada pelo “El Niño” no Oceano Pacífico.

Nessas áreas, as temperaturas ficaram mais elevadas do que no verão passado.

Resumo da estação em Porto Alegre (até 18/03):

Chuva acumulada na estação: 301,9mm (No verão passado, choveu 317,0mm)
Menor temperatura mínima: 16,9°C em 13/02
Média das temperaturas mínimas: 21,5°C (1,6°C acima do normal. Mais quente do que o verão passado)
Maior temperatura máxima: 38,1°C em 02/01
Média das temperaturas máximas: 31,1°C (1,2°C acima do normal. Mais quente do que o verão passado)

Fonte: rsagora

COMENTÁRIOS