No final da tarde dessa sexta-feira (22), a Polícia Civil, por meio de investigação realizada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas(Draco) de Uruguaiana, informações e apoio da Brigada Militar e colaboração do Exército Brasileiro, deflagrou a Operação Giges, que desarticulou organização criminosa ligada ao tráfico em Uruguaiana.
Na ação dez pessoas adultas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Com eles foram apreendidas drogas, dinheiro oriundo do tráfico e celulares.
Segundo a delegada Patrícia Sanchotene, a investigação, que durou pouco mais de três meses, recolheu farto material probatório da participação dos presos no grupo. Trata-se de uma organização criminosa que praticava vários crimes, como tráfico de drogas e associação para o tráfico, entre outros, em uma região da cidade de Uruguaiana conhecida como Barão."
Na Operação Giges, que cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, participaram as Delegacias de Polícia de Uruguaiana, Alegrete, Manoel Viana e Barra do Quaraí. A Brigada Militar participou com quatro motocicletas e seis viaturas e cães farejadores, além da colaboração do Exército Brasileiro.
Para a delegada Patrícia Sanchotene, foi fundamental a união entre as instituições de segurança e a colaboração da comunidade uruguaianense com as informações, para que a organização fosse desarticulada.