Offline
Ministro anuncia recurso para museu do RS danificado por tornado em abril
27/06/2016 19:25 em Novidades

O governo do Rio Grande do Sul comunicou nesta segunda-feira (27) que o ministro da Cultura, Marcelo Calero, anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões, em São Miguel das Missões, que foi atingido por um tornado no mês de abril. A informação foi passada ao secretário da Cultura em exercício, André Kryszczun, durante reunião no sábado (25), quando autoridades participaram de evento na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

O museu do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é o principal ponto turístico da região missioneira gaúcha. Todo ano, o local atrai cerca de 80 mil turistas.

De acordo com o governo gaúcho, os recursos serão utilizados em projetos de reorganização, conservação e restauração. Todo o acervo do museu, composto de 98 esculturas missioneiras, foi afetado pela umidade e por quedas causadas pelo forte vento. Trinta por cento das peças foram danificadas por mutilações de membros e cabeças, perfurações por material de construção (vidros, telhas), achatamentos, absorção de água, deslocamento da policromia, rachaduras e perdas de fragmentos.
Sobre o museu

O Museu das Missões foi criado em 8 de março de 1940 para reunir e conservar as obras de arte ou de valor histórico relacionadas com os Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, o Museu das Missões foi o primeiro no mundo edificado para tratar do tema 'Missões'. Somente alguns anos depois outros países, como Argentina e Paraguai, construíram museus que também estavam voltados para esta temática. O Museu das Missões reúne a maior coleção pública de imagens missioneiras do Mercosul. As três salas de exposição do Pavilhão Lucio Costa apresentam 81 imagens do período.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS