Offline
Comitiva da AMM/FUNMISSÕES recebe apoio do governador Sartori para importantes reivindicações da região missioneira
26/06/2016 12:04 em Novidades

Prefeitos, secretários municipais e representantes da iniciativa privada da região das Missões, estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (24), com o governador do RS, José Ivo Sartori, na Unijuí, campus de Ijuí. A comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), entregou para Sartori a Carta da Reunião Internacional das Missões/Brasil, Argentina e Paraguai, elaborada após a Reunião do Conselho Trinacional de Governos Missioneiros, que ocorreu em abril deste ano em São Miguel das Missões, e contou com a presença do governador gaúcho, além de autoridades de outros países.

No documento constam as principais demandas missioneiras, imprescindíveis para alavancar a economia e o aumentar o fluxo turístico nos 26 municípios da região, especialmente o apoio do Estado quanto a agilização da divulgação oficial do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai determinar as localidades no Brasil e na Argentina, que estarão aptas a receber a ponte internacional, cuja luta da região das Missões é pela construção entre Porto Xavier/San Javier.

"O governador nos garantiu que já fez contato com o cônsul brasileiro em Buenos Aires, solicitando uma audiência para obter mais informações sobre esta questão, prevista para acontecer nos próximos vinte dias", destacou a diretora do Detur/Funmissões e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, que no encontro em Ijuí, representou o presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres.

Para o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, que também esteve presente, "ter o reforço do governo do Estado junto ao governo argentino para que, finalmente seja anunciado o resultado do EVTEA, nos deixa mais confiantes de que iremos avançar nesta luta pela ponte internacional, que se estende há mais de 40 anos", ressaltou Sommer ao reiterar com convicção, que Porto Xavier detém todas as condições técnicas para construção da ponte.

Sobre a conclusão das obras do aeroporto regional de Santo Ângelo, outro item da Carta, conforme assegurou o secretário estadual de Transportes, deputado Pedro Westphalen, na reunião em Ijuí, está mantida a data de reativação dos voos para setembro deste ano.

A sinalização turística para a região das Missões; a pavimentação asfáltica dos acessos aos pontos turísticos  os sítios arqueológico São João Batista (Entre-Ijuís), e São Lourenço (São Luiz Gonzaga); a elaboração de um material de estudo com a história missioneira e formação do Rio Grande do Sul a partir das missões jesuíticas, incluindo uma cartilha, um vídeo e uma viagem técnica a serem disponibilizadas gratuitamente para todas as escolas estaduais do RS, também estão entre os pleitos relacionados na Carta da Reunião Internacional das Missões/Brasil Argentina e Paraguai.

Na avaliação do presidente da AMM/Funmissões apesar da crise financeira que atravessa o país, os municípios missioneiros permanecem unidos e trabalhando para sensibilizar as autoridades. "O comprometimento do governador Sartori com a nossa pauta de reivindicações é mais uma prova de que estamos mobilizados. Vamos persistir em nossas metas para seguirmos avançando em ações que contemplem todos os setores, proporcionando mais alento e perspectivas à população", motivou Valdir Andres, que é prefeito de Santo Ângelo.

Integraram a comitiva da AMM/Funmissões o prefeito de Roque Gonzales, Sadi Ribas; a secretária municipal de Turismo e o secretário de Administração de São Miguel das Missões, Márcia Reck e Enio Coletto; o secretário municipal de Turismo de Santo Ângelo, João Batista Rodrigues; a secretária Executiva do Detur, Izábel Ribas, o coordenador das Missões/Brasil, Argentina e Paraguai, José Roberto de Oliveira, entre outros. Após o encontro com o governador José Ivo Sartori, a comitiva missioneira participou da abertura oficial do 1º Fórum Estadual do Leite, no salão de Atos da Unijuí.

COMENTÁRIOS