Offline
Governador do RS assina decreto que regulamenta a Lei do Leite
25/06/2016 10:01 em Novidades

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, assinou nesta sexta-feira (24) o decreto que regulamenta a Lei do Leite, criada em conjunto com várias instituições que fazem parte da cadeia leiteira, desde o produtor até a indústria, e pioneira no país. A solenidade foi realizada pela manhã em Ijuí, cidade no Norte do estado que recebe o primeiro Fórum Estadual do Leite.

"A legislação foi construída em conjunto com o setor. Sua regulamentação vai representar um avanço, desde a saída da matéria-prima da propriedade até a mesa do consumidor", ressaltou o governador durante o evento na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Unijuí.
O secretário da Agricultura, Ernani Polo, disse que a medida qualifica o setor. "Isso vai nos dar condição efetivamente de termos um maior controle, uma maior fiscalização e uma valorização de um setor que tem uma importância muito grande, não só no ponto de vista econômico, mas também no aspecto social", disse o secretário de agricultura, Ernani Polo.
Com a nova lei, as indústrias ficam responsáveis pelo controle do leite a partir do momento em que o produto sai do produtor, até chegar ao consumidor. As indústrias, os produtores e transportadores e o governo têm 180 dias para se adequarem à nova regra.

"Para que não haja nenhuma possibilidade de pessoas alheias ao setor produtivo e com interesses pessoais acima do coletivo virem a interferir, denegrir e desvalorizar um produto tão nobre e tão essencial", disse o presidente da cooperativa CCGL, Caio Viana.

O Ministério Público Estadual, responsável por várias operações que evitaram a circulação de leite e queijo adulterado no estado, também participou da elaboração da lei. O objetivo principal é ter a certeza de que o leite que chega à mesa do consumidor tenha a mesma qualidade de quando saiu do campo.

"Estamos trabalhando com a questão de que 100% do leite seja inspecionado, e é este o caminho que nós estamos avançando e que a lei vai dar cobertura ao estado e aos municípios para fazer o cumprimento desta lei", disse o secretário executivo da Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS), Darlan Palharini.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS