Offline
Coleta seletiva do Lixo em Campina das Missões
Novidades
Publicado em 04/01/2019

Separar o lixo orgânico do lixo reciclável, nisso consiste à base da coleta seletiva que nos dias de hoje é uma realidade que deve ser considerada por todos, seja na indústria, no comércio ou em nossas casas. A reciclagem reduz consideravelmente o impacto sobre o meio ambiente: reduz a retirada de matérias primas da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além de tudo isso é fonte de renda para os catadores que têm um papel importante no processo de reciclagem.

Grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada e uma das maneiras mais simples de fazer a separação do lixo doméstico é ter uma lixeira para o lixo orgânico (sobra de alimentos, cascas de frutas e legumes, etc) e outra lixeira, para o lixo seco (plásticos, vidros, metais e papéis).

Para a coleta seletiva esta simples separação em lixo seco e orgânico é suficiente. 

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença, uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.

O Município de Campina das Missões a partir de 02 de Janeiro começou a adotar o Novo Processo de Coleta Seletiva do Lixo.

Data de início: 02 de janeiro de 2019

Dias da semana:

              Segunda Feira: Lixo Orgânico

               Quarta Feira: Lixo Seco

               Sexta Feira: Lixo Orgânico

Roteiro de Coleta:  Como de costume (parte da tarde)

O que é coleta seletiva?

     Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Por que separar os resíduos sólidos urbanos?

     Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

 

Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...). Esses serão recolhidos no dia da coleta do lixo orgânico ( segunda feira e sexta-feira)

 

RECICLÁVEIS (Lixo Seco – será somente recolhido na quarta-feira )

VIDRO - tampas, potes, frascos, garrafas, copos, embalagens,  etc.

PLÁSTICO - tampas, potes, frascos, utilidades domésticas, garrafas, recipiente para os produtos de higiene e limpeza. PVC, tubos e conexões, sacos plásticos limpos, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, garrafa pet.

METAL - latas de alumínio, aço, canos esquadrias, molduras de quadros, clipes, grampos,

PAPEL/PAPELÃO - aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, folha de caderno, sulfite, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelope, fotocópias, envelopes.

( todo esse lixo pode estar na mesmo "saco de lixo")
 

MATERIAIS QUE NÃO SÃO RECICLADOS

(Mas recolhidos juntos com o Orgânico na Segunda-feira e Sexta-feira)

Adesivos, espumas, celofane, fraldas descartáveis, esponjas de aços, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados ou papéis plastificados, bitucas de cigarros.

(Será coletado na segunda e sexta feira, junto com o lixo orgânico, “podem estar misturados no mesmo recipiente”)

ORGÂNICOS

Restos de alimentos, cascas de frutas, casca de ovo, erva mate, erva de tereré.

 

Como separar o lixo doméstico?

- Não misture recicláveis (lixo seco)  com orgânicos.

- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes.

Você Sabe a Diferença Entre Lixo Seco e Lixo Orgânico?

Lixo Seco: é todo material inorgânico resultante de produtos industrializados que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza. Na sua maioriahttp://www.idealdicas.com/wp-content/lixo.jpeg podem ser reciclados pelo homem, ou seja, transformado em novos produtos.

 

São exemplos de lixo seco recicláveis:

  • Papéis: jornais, revistas, caixas de papelão, embalagens longa vida.
  • Plásticos: garrafas pet, canos e tubos, plásticos em geral.
  • Vidros: garrafas de bebidas, frascos em geral, copos, potes de produtos alimentícios.
  • Metais: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafas.

 

Atenção: lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias em geral, termômetros, latas de tinta e inseticidas devem ter um descarte diferenciado porque são altamente poluentes. Os estabelecimentos que comercializam os produtos são os responsáveis pelo recolhimento e descarte dos mesmos.

 

Lixo orgânico ou lixo úmido: é todo material proveniente dos seres vivos, animais e vegetais.

 

Exemplos: restos de alimentos, casca de frutas, resíduos de varredura, folhas secas, erva mate, papel higiênico, papéis molhados ou engordurados, fraldas descartáveis, absorventes dentre outros.

Comentários