Offline
Polícia investiga fraude na emissão de laudos técnicos para produção de placas do Mercosul
Novidades
Publicado em 13/12/2018
A Polícia Civil investiga uma possível fraude na emissão dos laudos de capacidade técnica de empresas credenciadas para produzir as novas placas veiculares padrão Mercosul no Rio Grande do Sul. Uma operação foi deflagrada nesta quinta-feira (13) em 37 cidades gaúchas – cinco dias antes da implementação do novo sistema no Estado.


Ao todo, 160 agentes cumprem 59 mandados de busca e uma medida cautelar (suspensão de atividade profissional durante inquérito) contra um suspeito. O investigado é técnico em mecânica da cidade de Horizontina, na região Noroeste, responsável por emitir os laudos para 55 empresas que se cadastraram para confeccionar as novas placas, de cor branca.


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) procurou a polícia por suspeitar que os laudos dessas empresas são praticamente idênticos, inclusive com os mesmos erros.


A Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) instaurou um inquérito há pouco mais de três meses para apurar o fato e, nesta quinta-feira, apreendeu documentos e materiais para comprovar a irregularidade. 


O delegado André Lobo Anicet, um dos responsáveis pela apuração, diz que todas as empresas foram vistoriadas, além do local onde atua o técnico em mecânica que emitiu os laudos para o Detran. A polícia diz que o suspeito garantiu que visitou todos os estabelecimentos e verificou que havia as máquinas estampadoras com o novo padrão das placas. 


— Durante o cumprimento dos mandados, já comprovamos que algumas empresas não tinham a máquina de estampagem das placas ou eram máquinas diferentes das que foram apresentadas ao Detran — ressalta Anicet. 


Um dos principais objetivos é verificar se o investigado agiu sozinho ou em conjunto com os empresários. Por isso, o Deic ainda não está divulgando o nome do suspeito e das empresas, que podem até ter sido vítimas da fraude.


A operação foi chamada de "Hot Stamp" e conta também com a participação dos delegados Max Ritter e Marcus Viafore. Os crimes apurados são de associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.


O Detran informou que as 55 empresas seguirão atuando até o final do processo judicial. Se comprovado envolvimento no esquema, o departamento irá comunicar a irregularidade ao Denatran, responsável pelo descredenciamento das empresas.


Buscas


Os mandados de busca e apreensão judiciais foram cumpridos nos municípios de Alvorada, Antônio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Canoas, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Feliz, Gramado, Guaíba, Guarani das Missões, Horizontina, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Selbach, Tapera, Taquari, Tenente Portela, Venâncio Aires, Veranópolis e Viamão.


Novas placas


As placas padrão Mercosul são de cor branca e possuem quatro letras e três números, além de um QR Code para identificação digital. As novas identificações são obrigatórias em caso de compra de veículos novos, transferência de propriedade ou de cidade e em caso de substituição das placas por perda, roubo ou avaria.

Fonte: Gaúcha ZH

Comentários