Offline
Casal de onças-pardas teria sido visto em Vila Santa Catarina
Novidades
Publicado em 01/12/2018

Nos últimos dias teria sido observado um casal de onças-pardas (Puma concolor) em Vila Santa Catarina (Salvador das Missões).

O relato foi publicado numa rede social por uma acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFFS-Cerro Largo.

"Essas onças estão migrando, vieram da Argentina. O primeiro relato foi em Porto Xavier, abateram alguns bezerros e vacas. Depois migraram para Roque Gonzales, onde ocorreu a mesma coisa. Situação similar está sendo observada no interior de Salvador das Missões", diz o texto.

Um morador da localidade de Serrinha do Rosário (Rolador), também informou que animais dessa espécie foram avistados naquela região.

ORIENTAÇÕES

A orientação é para que as pessoas mantenham seus animais perto da sede da propriedade à noite, na mangueira, com luz e se possível colocando sinos no pescoço de alguns animais, pois o barulho espanta as onças.

Não há relatos de ataques a humanos ou cães, só a bovinos que ficam afastados da propriedade.

CRIME AMBIENTAL

Não é permitido o abate de forma alguma, nem recolhimento, pois matar esses animais é crime ambiental.

Esses animais devem ser protegidos, já que pertencem ao nosso bioma Pampa.

ONÇA PARDA

Parte da lista de espécies ameaçadas de extinção, a onça-parda, também conhecida no Brasil como suçuarana ou leão-baio, habita praticamente todo o território nacional.

É o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas.

Mas esse felino tem medo do homem, e os casos de ataques a humanos são muito raros.

As pardas têm porte menor do que a temida onça-pintada, essa sim, robusta o suficiente para "encarar" humanos.

BICHO VAGABUNDO

"A onça-parda é o que chamamos de bicho vagabundo. Pode resistir mais a alterações em seu habitat do que outros bichos, como a onça-pintada. Ela foi muito caçada, mas mostra uma capacidade de ressurgimento impressionante. E vai se atrevendo se recebe espaço. Nos subúrbios de Los Angeles, por exemplo, onças-pardas, que nos EUA são chamadas de pumas, já foram vistas revirando latas de lixo e atacando animais domésticos", explica Carlos Peres, professor de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.

Fonte: Luís Henrique Franqui
Comentários