Pelo menos 11 municípios do interior do Rio Grande do Sul foram atingidos e tiveram estragos causados por chuva, ventos fortes e/ou granizo, durante a noite dessa terça-feira (30). Segundo a Defesa Civil Estadual, os números podem aumentar porque as equipes regionais e municipais ainda estão fazendo o levantamento nos locais. Até o momento, São Gabriel é a cidade mais prejudicada: 150 residências tiveram o telhado parcialmente destruído. Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz também estão com casas destelhadas, totalizando cerca de 270 no estado, conforme o primeiro boletim oficial (veja tabela completa em anexo). Em Vera Cruz, há duas pessoas desalojadas, em casa de parentes ou amigos. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o subchefe interino da Defesa Civil, tenente-coronel Roberto Do Canto, o governo está acompanhando a situação e entregando materiais por meio das coordenadorias regionais. “Por enquanto, a gente está distribuindo principalmente lonas porque tem sido o pedido mais urgente das famílias. Algumas telhas também. Ainda é cedo para dizer o número exato de casas atingidas e materiais distribuídos porque as equipes seguem nos passando as informações. Mas a situação mais delicada, até agora, é a de São Gabriel”, explicou.
Além de casas destalhadas, há relatos de quedas de postes e falta de energia elétrica em algumas localidades. Segundo a CEEE, na área atendida pela companhia, os casos foram pontuais e já estão sendo resolvidos. Um novo boletim, com números atualizados, deve ser divulgado pela Defesa Civil às 17h desta quarta-feira (31). O telefone da Defesa Civil é o 199.
Texto: Vanessa Felippe/Secom
Edição: André Malinoski/Secom
Tabela