No último sábado (1º), a Força Gaúcha de Pronta Resposta (FGPR) começou a atuar no Rio Grande do Sul. Criada em junho de 2018 pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a FGPR tem o objetivo de dar apoio à Brigada Militar e à Polícia Civil em situações que demandem rápida resposta por parte das forças de segurança.
De acordo com o governo do estado, agentes realizaram operações durante o fim de semana em Porto Alegre, na Região Metropolitana, no Vale do Sinos e na Serra.
As ações tiveram foco no combate ao crime organizado, assaltos a agências bancárias, abigeato e preservação da ordem pública. A tropa é formada por militares estaduais e por servidores da ativa das carreiras da segurança pública ou por inativos e aposentados designados.
Os agentes irão apoiar investigações, ações de inteligência, atividades periciais, ocorrências de Defesa Civil, busca e salvamento e reforço ou apoio ao policiamento ostensivo (urbano e rural).
Também estão entre as atividades o cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão, operações em casas prisionais em razão de motins, auxílio no registro de ocorrências policiais, apoio à segurança em grandes eventos e ações junto ao Ministério Público.