Offline
Brasil e Mercosul assinam acordos com países da Aliança do Pacífico
Novidades
Publicado em 26/07/2018
Na primeira reunião de presidentes do Mercosul e da Aliança do Pacífico, no México, nesta terça-feira (24), Brasil e demais países integrantes do bloco do Mercosul assinaram uma declaração conjunta para aprofundar a relação comercial entre os dois bloc

os. A partir do documento, a intenção é reduzir burocracias para fomentar o comércio exterior.

 
Juntas, as nações que formam os grupos representam 90% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina. Os acordos giram também em torno de setores como mobilidade acadêmica, turismo e cultura. Além de participar da assinatura com os blocos, o Brasil também busca ainda uma aproximação maior com o México no campo de livre comércio. 
 
“Acabamos de assinar um acordo de livre comércio entre os vários países. Nas várias manifestações dos presidentes dos países nós verificamos um grande entusiasmo. A reunião foi precisamente em função desse documento”, afirmou o presidente da República, Michel Temer. Ontem, por exemplo, o Brasil assinou, junto com representantes do Mercosul, um protocolo sobre comércio de serviços entre o bloco econômico e a Colômbia.
 

Blocos

Criada em 2011, a Aliança é formada por Chile, Peru, Colômbia e México. Já os países que participam do Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Bolívia está em processo de adesão ao bloco e a Venezuela está suspensa. Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando consideravelmente seus negócios com países da Aliança do Pacífico.
 
*Planalto.
Comentários