Offline
Pente-fino do INSS suspende mais de 60 mil benefícios no Rio Grande do Sul
Novidades
Publicado em 06/07/2018

A Operação Pente-Fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que visa combater o pagamento irregular de benefícios em todo o país, teve um novo balanço divulgado nesta sexta-feira (6).

No Rio Grande do Sul, já foram suspensos 62.748 auxílios-doença, o que representa 84% do total periciado, e 9.072 aposentadorias por invalidez, equivalente a 30% de corte.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a economia já passa de R$ 1 bilhão desde o segundo semestre de 2016, quando começou o pente-fino do INSS. Neste período, mais de 100 mil perícias foram feitas somente no Rio Grande do Sul.

O governo federal explica que existem vários motivos para o cancelamento dos benefícios. Os mais comuns, conforme o MDS, são de pessoas que deixaram de fazer a perícia no prazo, problemas com os dados cadastrais informados e até mesmo casos de fraudes, de pessoas que não estavam doentes, mas recebiam o dinheiro.

O pente-fino segue até o fim deste ano. Por isso, quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez deve ficar atento, porque normalmente os nomes de quem precisa fazer perícia são publicados no Diário Oficial da União, e a pessoa recebe uma correspondência em casa.

Comentários