Uma onça pintada voltou a ser vista no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, após nove meses da sua última aparição. Depois do avistamento de uma águia harpia no dia 8 de junho, a unidade de conservação novamente foi contemplada com outro animal raro. O retrato do felino foi capturado, na noite desta quinta-feira, 21 de junho, pelo fotógrafo norueguês Bjørn-Einar Nilsen, que estava a três metros e meio de distância da onça no momento do registro.
Podendo ser identificado através da sua pelagem, que funciona como a digital para os humanos, a onça pintada flagrada já era conhecida pelos pesquisadores da região. Trata-se de um macho com idade entre 6 e 10 anos, batizado de Boreal, que havia sido fotografado por Nilsen pela última vez em setembro do ano passado.
Estudos científicos realizados pela equipe do parque identificaram que apenas quatro onças frequentam ou frequentaram o Turvo entre 2004 e 2017. Felino de grande porte, a onça pintada é o maior carnívoro da América do Sul. Segundo relatos do fotógrafo que registrou a presença da onça, Boreal está pesando cerca de 100kg e medindo 2,5 metros de comprimento.
Portela Online