Um temporal na noite deste domingo (10) provocou estragos em municípios da Serra e também no Noroeste. Em Caxias do Sul, o vento forte derrubou árvores, placas, tapumes e destelhou pelo menos uma casa. Em São Francisco de Paula, bombeiros e Defesa Civil trabalham no atendimento das residências atingidas. Há registro de bloqueios em estradas.
Em Caxias, até as 21h40min, já havia registro de quedas de árvores em diversos pontos: na Rua Andrade Neves e na Rua Alfredo Chaves, no Centro, na Perimetral Oeste, e nos bairros Bela Vista e Reolon. No Bela Vista, uma árvore caiu sobre uma moradia. No bairro Reolon, também houve queda de energia. Em Farroupilha, a corporação foi acionada para cortar árvores que caíram em uma via perto da RS-453, no acesso ao município.
O município de São Francisco de Paula, casas foram destelhadas e rodovias interditadas. Ainda não há confirmação sobre a proporção dos estragos provocados pelo temporal. Os bombeiros receberam o primeiro chamado por volta das 21h30min e seguem atendendo novos pedidos de auxílio, em diversos bairros. Também houve queda de postes e parte da cidade está sem energia elétrica. No parque onde estava sendo realizado o último dia da Festa do Pinhão as lonas foram arrancadas.
— A Defesa Civil está atendendo as casas, distribuindo lonas. Temos algumas árvores caídas. Mas por enquanto consideramos a situação sob controle — afirmou o prefeito Marcos Aguzzoli.
Segundo a equipe, a RS-020, que liga o município a Taquara, e a RS-235, que faz a ligação com Canela, foram obstruídas pela queda de árvores. Guarnições dos bombeiros se deslocaram para esses pontos para fazer a desobstrução das vias. Em março do ano passado, o município foi atingido por um tornado que danificou 250 casas, sendo 65 totalmente destruídas.
Em Não-Me-Toque
Um forte temporal também atingiu a cidade de Não-Me-Toque, no noroeste do Estado, entre as 19h e as 21h deste domingo. Há registros de destelhamento, queda de árvores e postes e rompimento de fios de energia elétrica e telefonia. Ninguém ficou ferido.
Segundo o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários do município, Nilton Scalco, foram registradas pelo menos 10 ocorrências na região. A equipe trabalha para desbloquear a RS-142, que está intransitável devido à queda de árvores na via. A orientação é de que os motoristas tomem cuidado na região.
— Estamos mapeando os estragos ainda, mas não houve nada grave, apenas danos materiais — afirma Scalco.