Agora está no papel: a Deltacon Engenharia, de Porto Alegre, vai realizar o anteprojeto de engenharia da ponte internacional em Porto Xavier. O contrato foi assinado ontem da prefeitura do município. O prefeito Vilmar Kaiser diz que o otimismo é grande. "É um sonho que estamos sonhando e perto da realidade", declarou hoje em entrevista à Rádio Missioneira.
A empresa, que venceu a licitação, terá quatro meses para o trabalho. No entanto, o prefeito espera que a conclusão seja em tempo menor, no máximo em agosto. A prefeitura tem pressa, uma vez que para receber o recurso de emenda parlamentar, é preciso estar dentro das normas no prazo estipulado pelo governo.
Nesta semana, a equipe de engenheiros se reunirá com o equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para avaliar como será feito o trabalho. A ideia, conforme Kaiser, é fazer em uma estrutura que possa ser aprovada inicialmente, sem a necessidade de ajustes que possam comprometer o prazo.
Paralelo à isso, prefeitos e lideranças seguirão com pressão no Ministério de Relações Exteriores para acertar detalhes com a Argentina. De acordo com o deputado Darcísio Perondi, o presidente Maurício Macri sinalizou apoio à obra. Com a aprovação, o passo seguinte é a licitação do projeto executivo e construção da ponte.
Free shops
Outro assunto importante em Porto Xavier é a instalação dos free shops, cada vez mais próxima, que também deixa as lideranças do município otimistas. Na sexta-feira, o prefeito participará de um seminário em Gramado que vai tratar do tema. A Receita Federal estará presente para dar orientações aos municípios aptos a terem zona franca. Na região, além de Porto Xavier, São Borja está na lista de cidades gaúchas que terão as lojas.