A região das Missões amanheceu movimentada nesta quinta-feira (28), com a terceira fase da operação Tersus, em Santo Ângelo e municípios de arredores.
A Polícia Civil investiga há meses uma quadrilha que realiza tráfico de drogas em várias cidades. Nove pessoas foram presas na ação, que cumpriu mandados em Santo Ângelo, em vários pontos da área urbana e no presídio, além de São Miguel das Missões, Cerro Largo e Ijuí. Ao todo foram 25 mandados de busca e apreensão. Conforme o delegado Heleno dos Santos, a droga era transportada em linhas de ônibus intermunicipais.
A investigação apontou que os criminosos tinham contato com organizações do Rio Grande do Sul, como facções controladas de presídios, além de outros grupos fora do Estado, como em São Paulo.
A movimentação dos criminosos resultava também em outros delitos na região, como roubos em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais. Segundo o delegado, o grupo era bem articulado, sendo necessário o uso de várias técnicas de investigação para comprovar os crimes.
As apreensões de drogas e prisões em flagrante ao longo do ano também colaboraram para chegar aos líderes da quadrilha. Nas três fases da Tersus, a polícia aprendeu R$ 25 mil em dinheiro, dois veículos, quase 50 kg de maconha, um quilo de cocaína e dois quilos de crack. Ao todo são 29 prisões. Ainda conforme Heleno, as investigações continuam, com previsão de novas etapas em 2018.
A ação hoje teve participação de 90 policiais civis e apoio da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil, com um helicóptero. O nome "Tersus", foi dado em razão do significado em latim, que quer dizer "limpeza".
Radio Missioneira