Offline
Relação das Plantas com a Vida é tema de Fórum nas Missões
Publicado em 07/10/2017 07:49
Novidades

O tema “Plantas e a relação com a vida” atraiu centenas de pessoas vindas de 19 municípios ao 5º Fórum pela Vida nas Missões, realizado na quarta-feira (04/10), em Santo Antônio das Missões. Inserido nas diretrizes estratégicas da Emater/RS-Ascar de defesa e garantia de direitos, inclusão social e produtiva e ações socioambientais, e no foco de atuação regional de educação e promoção da saúde, o Fórum contou com a parceria da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões. Também contou o apoio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselhos Municipais de Saúde e Assistência Social, Apae, Escola Técnica Achilino de Santis, Paróquia Santo Antônio e Casa Familiar Rural.

Entre as autoridades presentes no evento estiveram o prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos, vice-prefeita Izalda Maria Barros Bocacio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agnaldo Barcelos, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ernesto Ivo de Lima, e a presidente e o vice-presidente da Apae, instituição que cedeu o local do evento, Sandra Elisete Bolaceu Antunes e Vanderson Barcelos Godói. 

O evento contemplou em sua programação oficinas e palestras que abordaram múltiplos usos das plantas, além de dinâmicas e apresentações artísticas. No início das atividades, o Padre Donato Rademann conduziu a benção do evento e reiterou a importância do cuidado com a vida.

Na programação da manhã, o público acompanhou palestras sobre o histórico das plantas medicinais, conduzido pela assistente técnica regional (ATR) da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, e sobre a relação das plantas com a vida, com ênfase em seus princípios ativos e sua contribuição para o bem-estar, ministrada pelo ATR da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi.

Na sequência, a agricultora Elenita Cardoso apresentou sua experiência de uso de plantas terapêuticas, desde 1989, e o trabalho desenvolvido na Escola Achilino de Santis, onde foi implantado um horto de plantas medicinais em formato do relógio do corpo humano.

À tarde foi a vez da oficina de uso de plantas bioativas na agricultura, conduzida pelo ATR de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Gilmar Francisco Vione, que destacou a manutenção da biodiversidade, a existência de plantas repelentes ou antagônicas de insetos (hortelã, arruda, manjericão, alecrim), assim como quebra-ventos e algumas técnicas que podem ser adotadas em hortas orgânicas.

Na mesma oficina, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio das Missões, André de Oliveira, apresentou resultados do uso de homeopatia na produção vegetal e animal em propriedades do município. O produtor Gomercindo Nunes, de Rincão dos Oliveira, ratificou a importância do trabalho realizado em sua propriedade em relação ao controle de carrapato, que passou a ser adotado também por outras 20 famílias do município.

O agricultor Nelson Froelich, que também recebe Assistência Técnica, falou sobre o uso homeopatia no controle da pinta-preta do mamoeiro, broca da figueira e no controle formiga. As duas propriedades registraram ganhos importantes com baixo custo de produção e menor exposição a químicos.

Na oficina sobre o uso da fitoterapia no bem-estar animal, o médico veterinário da Emater/RS-Ascar de Guarani das Missões, Marcelo Machado, apresentou indicações e benefícios do uso de planta no manejo dos animais, especialmente na atividade leiteira.

Já a ATR Lisete Primaz conduziu a oficina do aproveitamento de plantas e frutas em águas aromatizadas e saborizadas. Na sequência, a qualidade de vida e o bem-estar voltaram a ter evidência na palestra “Na Flor da Idade”, conduzida por Jorge Lunardi.

Paralelamente ao evento também foi realizada Mostra e Comercialização de Produtos Coloniais e Plantas Bioativas.

O próximo Fórum pela Vida nas Missões acontece em 2018, em Porto Xavier. O município anfitrião da edição de 2019 será São Pedro do Butiá, e de 2020, São Luiz Gonzaga.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Comentários