O pagamento dos salários com valores mais baixos será priorizado pelo governo do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori, em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (25), no Palácio Piratini.
Sartori destacou que, anteriormente, uma série de decisões judiciais impediam que o Executivo adotasse à medida. Neste mês, porém, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) encontrou uma brecha para adotar a iniciativa.
– Pagar antes quem ganha menos é uma questão de justiça. Não se pode tratar iguais os desiguais – declarou o governador.
Sartori também afirmou que, nesta semana, será encaminhado à Assembleia a proposta para o Estado aderir ao Regime de Recuperação Fiscal da União.
Trata-se de uma mudança de critério no pagamento da folha, mas ainda sem definição sobre os valores que serão pagos inicialmente. Segundo o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, a disponibilidade de recursos no caixa do Estado no último dia do mês determinará o número de servidores que receberá o vencimento na íntegra prioritariamente.
Sartori também anunciou que, por sua determinação, o seu salário, do vice e dos secretários serão os últimos a serem pagos.