No início da tarde desta segunda-feira (21), foi registrada a 29º morte violenta deste ano em Passo Fundo. O crime ocorreu na Avenida Cruzeiro do Sul no bairro Integração.
Por volta das 13h30min, a Sala de Operações da Brigada Militar foi informada que um casal baleado havia dado entrada na Emergência do Hospital São Vicente de Paulo.
Imediatamente, uma guarnição compareceu no local e os policiais constataram que uma vítima estava em óbito e a outra recebendo atendimento médico. O aposentado Ivo Cassemotte Vacariano, de 63 anos, foi atingido por três tiros no tórax e não resistiu. A sua esposa, identificada como Salvina Vacariano, de 64 anos, foi baleada e permanece internada em estado de saúde estável.
Os agentes da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos da Polícia Civil, coordenados pela Delegada Daniela de Oliveira Minetto e pelo chefe de investigações Inspetor Volmar Menegon, iniciaram as diligências para desvender a autoria do assassinato.
Os policiais foram até a residência das vítimas e coletaram diversas informações. Testemunhas afirmaram que o aposentado estava sentado na porta de casa com um revólver e o vizinho estava escutando música no carro. A vítima chamou a atenção para baixar o volume, e o acusado pegou o carro e saiu. Ao fazer a manobra de ré, mais uma vez ocorreu uma discussão entre os dois.
O acusado retornou para casa, pegou uma arma e foi até a residência do casal, efetuando diversos disparos de arma de fogo. Após, fugiu tripulando um veículo Volkswagen Gol.
As vítimas foram socorridas por familiares até o Hospital. Vizinhos informaram que depois do resgate, um dos filhos do casal foi até a residência do acusado e efetuou vários tiros.
A polícia identificou o autor do homicídio como o vigilante Gervani Strefling Caciamani, de 52 anos. Ele não foi encontrado. Um advogado já entrou em contato com o Inspetor Volmar Menegon e afirmou que irá apresentar o acusado durante a semana.
Tanto acusado, como as vítimas, não possuíam antecedentes.
A Polícia Civil segue investigando o caso.