O governo gaúcho tem uma votação anual chamada Consulta Popular, em que todos os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contempladas.
Está nas suas mãos o poder de decidir onde serão investidos recursos determinantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Desde 1998, o Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população.
Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Para 2018, serão destinados R$ 60 milhões, para serem divididos entre todas as 28 regiões do Estado.
A votação ocorre nos dias 1, 2 e 3 de agosto e poderá ser feita pelo site da Consulta Popular, ou presencialmente em locais definidos por representantes dos Coredes e dos Comudes ou ainda por SMS.
Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).