Offline
Instabilidade ganha força sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira
Publicado em 03/03/2017 09:01
Novidades

Apesar das imagens de satélite apontarem céu limpo na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3) pode começar a chover mais forte no estado. As instabilidades ganham força até o final do dia por conta da formação de um sistema frontal afastado do oceano e de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, além da umidade vinda da Amazônia.

A chuva deve se espalhar pelo estado a partir da tarde, com possibilidade de tempestade com ventania e queda de granizo isolada.

No entanto, a temperatura ainda sobe e deve fazer calor em todo o estado durante a tarde. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as máximas devem chegar aos 33°C, sendo que em Porto Alegre os termômetros podem chegar aos 30°C.

Para o sábado (4), uma região de baixa pressão atmosférica faz com que a chuva ganhe força sobre o estado. Devem ocorrer temporais com elevados volumes de água, especialmente na região da Campanha, na Fronteira Oeste, nas Missões e no Vale do Jaguari.

Nas demais regiões as pancadas de chuva devem ser fortes, mas ocorrem de forma isolada pela tarde. As rajadas de vento devem passar dos 60 km/h, e o tempo mais fechado faz com que as temperaturas fiquem mais amenas entre o Sul e o Oeste gaúcho. Já no Leste e no Norte a sensação será de abafamento.

A instabilidade persiste pelo domingo (5) com risco de chuva sobre o Leste e Norte do estado. Existe a possibilidade de que os ventos passem dos 70 km/h. Na segunda-feira (6) a instabilidade deve se afastar por conta da influência de uma massa de ar seco, e só deve chover novamente a partir de quinta-feira (9).

Fonte: G1 RS

Comentários