Offline
Brasileiro começam 2017 também com aumento na conta do telefone fixo e do celular
08/01/2017 09:18 em Novidades

O brasileiro começou o ano pagando um preço mais caro para utilizar os planos pós-pago e controle de algumas operadoras de telefonia fixa e móvel. O reajuste no valor das tarifas telefônicas pode chegar a 20%, variando de estado para estado.

O reajuste não afetará os usuários de planos pré-pagos. Somente aqueles que possuem planos mensais pós e controle terão que destinar um valor maior do que já é pago para manter as assinaturas.

Operadoras como Vivo, Claro e Oi já estão informando aos clientes sobre as mudanças que começaram a valer a partir desta segunda-feira (01). A Tim ainda não se pronunciou quanto ao reajuste. 

Em Montes Claros, o advogado Junior de Souza possui o plano fixo da operadora Oi e o plano pós-pago da operadora Vivo e ressalta que já recebeu a notificação sobre o aumento nos valores mensais, mas acredita que não há condições para manter o plano.

- Eu tenho o plano fixo, fiz um contrato de um ano e já recebi a ligação da operadora me notificando sobre o aumento. Infelizmente não vou ter outra opção a não ser cancelar o plano, porque o novo valor pesaria no bolso. Falaram que o reajuste vai ser de 30%, sobre o valor da conta, mas para mim não compensa, pois eu utilizo o fixo muito pouco, comparado ao celular – ressalta o advogado.

VARIAÇÃO
Com essa nova mudança os valores das tarifas cobradas variam de acordo com o plano do cliente, podendo a alta chegar a mais de 35%. 

O sacerdote Márcio Antônio Rosa da Silva utiliza o celular para acessar a internet e, principalmente, para fazer ligações e por isso contratou o plano controle de uma operadora de telefonia móvel. Ele, no entanto, deixa claro que esse aumento vai afetar o seu orçamento e pouca coisa vai mudar em relação a novas vantagens.

- Eu utilizo principalmente para ligações e acredito que o plano oferece vários serviços, mas esse aumento na conta não significa que a qualidade do serviço vai melhorar. Além de subir a tarifa, os serviços oferecidos continuam os mesmos, ou seja, aumentam o preço e não beneficiam o usuário que continua tendo um serviço sem qualidade, com muitas reclamações – observa padre Marcio Antônio.

REAJUSTE
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o reajuste sobre o valor das tarifas telefônicas é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que obriga as empresas de telefonia a recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente o valor do pacote de assinatura que é cobrado todo mês do consumidor.

COMENTÁRIOS