Offline
Vítimas de acidente, mãe e filho vinham da Espanha passar Natal com a família em Novo Machado-RS
23/12/2016 18:34 em Novidades

Na antevéspera do Natal, um acidente matou cinco membros da família Herr. Pai, dois filhos, um neto e uma nora, que estava grávida de cinco meses, morreram na colisão frontal com um caminhão na ERS-324, em Trindade do Sul, no noroeste do Estado. Dois deles haviam acabado de chegar ao país, vindos da Espanha, para celebrar o final de ano com os familiares.

Novo Machado, município gaúcho de 3,8 mil habitantes localizado na fronteira com a Argentina, era o destino final, onde os Herr nasceram e mantinham propriedade rural na localidade de Vila Pratos. Era também o local da comemoração de Natal, que deveria reunir, ainda, a mãe Helga e o filho mais velho, Clóvis.

Osvaldo Herr, 59 anos, havia ido até Curitiba, onde o caçula, Claudinei Herr, 25 anos, morava com a noiva, Renata Mendonça Tobias, 29 anos. Juntos, eles foram buscar Vinécia Herr Gotz, 28 anos, e o filho dela, Adrian Herr Gotz, sete anos, recém-vindos da Espanha, onde moravam. Depois de pousar em São Paulo, foram resgatados de carro por Claudinei e passaram uns dias em Curitiba.

Osvaldo foi até lá para para revezar com o filho a direção do carro até Novo Machado. Mais de 500 quilômetros depois de deixarem a capital do Paraná e a 260 quilômetros do destino gaúcho, às 6h40min desta quinta-feira, a Pajero em que estavam colidiu contra um bitrem, com placas de Xaxim, Santa Catarina. Quatro deles morreram na hora e Renata chegou a ser socorrida ao hospital, mas também não resistiu aos ferimentos.

Segundo Rafaela Piszxzalka, vigilante de 27 anos moradora de Novo Machado, a amiga Vinécia havia ido fazer um intercâmbio na Espanha, junto do então marido, há cerca de 10 anos. Identificada com o local, acabou optando por morar lá. O único filho, Adrian, nasceu lá.

— Os pais eram muito orgulhosos da filha por ter ido morar no Exterior, de estar bem-sucedida. Constantemente falavam dela num programa de rádio aos domingos — conta Rafaela.

Depois de uma tentativa de voltar a morar no Brasil, Vinécia se separou e voltou a morar na Espanha. Apegado ao filho, o pai, Alexandre Kaspari Götz, segundo a irmã Ariane Gotz, ele planejava voltar a morar na Espanha para ficar perto dele.

— Como eu, muitos de nossa família fomos morar lá. Temos uma irmã que foi morar lá e não tem pretensão de retornar, é madrinha do Adrian. Meu irmão está morando no Brasil, mas já estava voltando novamente para lá por causa do filho, porque não aguentou ficar longe e já que a Vinécia não tinha planos de voltar a morar aqui — conta Ariane.

Segundo ela, Vinécia atuava em uma mercearia na região de Pasajes San Juan, no litoral norte da Espanha. Já o irmão Claudinei, formado no curso técnico em agropecuária, estava empreendendo na área de locação de brinquedos para festas infantis em Curitiba. Antes disso, foi professor em Novo Machado e era carinhosamente chamado de João de Barro pelos colegas.

Ele e Renata, comerciária natural de Registro (SP), esperavam o primeiro filho - uma menina, aguardada para o início de maio de 2017.

Causas serão apuradas

O levantamento preliminar do local do acidente, o km 74 da ERS-324, indica que a Pajero, que ia na direção sul, invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com o caminhão, que vinha no sentido contrário. No entanto, as causas do acidente ainda serão apuradas pela Polícia Civil com base na perícia realizada.

Segundo o inspetor Ezequiel Ungarati, o acidente ocorreu no final de uma reta, pouco depois da última entrada para Trindade de Sul. O horário, cedo da manhã, pode ter colaborado para que o condutor perdesse o controle do veículo. O caminhoneiro não se feriu. 


Fonte: Zero Hora

COMENTÁRIOS