Offline
Ônibus 'Trovão Azul' deve receber primeiros presos nesta semana
27/11/2016 17:31 em Novidades

Fotos que vazaram na internet mostram como ficou o ônibus "Trovão Azul", que será utilizado para custodiar presos em Porto Alegre. O veículo passou por vistorias e recebeu reparos para entrar em funcionamento ainda nesta semana.

O ônibus, que pertence à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), tem celas no interior e capacidade para cerca de 30 detentos.

 


O secretário da Segurança, Cézar Schirmer, anunciou, na última terça-feira, a utilização do veículo como medida emergencial para amenizar o problema de superlotação dos presídios e carceragens de delegacias. A alternativa foi pensada após seis presos depredarem um micro-ônibus da Brigada Militar dentro do Palácio da Polícia.

O "Trovão Azul", que chegou a Porto Alegre na última quarta-feira, foi levado para a Academia de Polícia Civil (Acadepol), onde passou por reparos, como limpeza e pintura. A coordenação dos trabalhos foi da equipe de engenharia prisional da Susepe.

O início da operação do ônibus-cela está prevista para os primeiros dias desta semana. Antes, o secretário da Segurança deve fazer uma avaliação para liberar o veículo.

Segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP), o ônibus deve ficar estacionado na Acadepol e será utilizado como "cela" até a inauguração dos Centros de Triagem de presos - a primeira unidade ficará pronta nos primeiros dias de dezembro.

O "Trovão Azul" foi comprado pelo Estado em 1985 e utilizado até 2013 para o transporte de presos, quando foi desativado após a compra de um novo veículo.


Fonte: Rádio Gaucha

COMENTÁRIOS