Offline
Seleção olímpica goleia Dinamarca por 4 a 0, retoma confiança e segue na briga pelo ouro
11/08/2016 10:52 em Novidades

Com gols, uma convincente vitória e o apoio incondicional de mais de 60 mil torcedores na Fonte Nova, a seleção olímpica masculina de futebol bateu a Dinamarca por 4 a 0, nesta quarta-feira, afastou a crise que se avizinhava, conquistou o Grupo A da Olimpíada e avançou às quartas de final. No sábado, às 22h, a seleção enfrentará a Colômbia, segunda colocada na Chave B, no Itaquerão, em São Paulo.

Com uma escalação agressiva, dotada de quatro atacantes, a seleção olímpica jogou pela sobrevivência e com o apoio da torcida baiana. O hino nacional foi cantado à capela pelos torcedores, que não se contentaram somente com o trecho protocolar executado nos Jogos.

Em crise, após dois empates sem gols contra África do Sul e Iraque, ambos em Brasília, a CBF chamou a sua "SWAT" particular para resgatar a equipe na Olimpíada: Tite. O técnico da Seleção Brasileira desembarcou em Salvador na véspera da decisão contra a Dinamarca, acompanhou o treino no Pituaçu e conversou com Rogério Micale e com os jogadores. Também seguiu com a delegação para a Fonte Nova. Foi o esteio do time fora de campo.

Com todas as linhas avançadas, o Brasil obrigou a Dinamarca a se encaramujar na defesa. Por vezes, 11 jogadores de camisas vermelhas eram vistos em seu próprio campo. O Brasil não corria riscos defensivos, mas, apesar de se jogar à frente, não conseguia criar grandes chances de gol.

Isso até os 25 minutos do primeiro tempo, quando Douglas Santos cruzou quase na pequena área, Luan se atirou e não conseguiu concluir, permitindo que a bola chegasse a Gabriel Barbosa – que, de carrinho, empurrou a la Gauchão para dentro do gol. Após 205 minutos de jogos na Olimpíada, coube a Gabigol começar a manter o futebol brasileiro no caminho do ouro. Na comemoração, uma catarse entre jogadores e torcida. Gabriel subiu os degraus da escadinha que levava à arquibancada e foi para os braços do povo.

O Brasil já estava com mais cara de Brasil, criando lances perigosos na área adversária e merecendo o gol. Aos 40, veio a recompensa. Camisa 7 às costas, Luan emulou Renato Portaluppi, correndo pela direita e cruzando na pequena área, onde Gabriel Jesus surgiu para atirar a bola dentro do gol. Com o 2 a 0, a torcida explodiu em uníssono na Fonte Nova: "ôôô, o campeão voltou, o campeão voltou".

No segundo tempo, Neymar surgiu nos Jogos. Com uma jogada de Barcelona, ele lançou Douglas Santos, que cruzou para Luan marcar. A goleada parece ter devolvido confiança à seleção. Os movimentos em campo passaram a ser mais naturais, e a equipe conseguiu realizar uma partida sem sustos.

A partir dos 20 minutos, a seleção passou a administrar a goleada. Aos 25, porém, um susto. Neymar torceu o tornozelo direito, ao pisar no pé de seu marcador. Foi atendido e voltou para o jogo sob aplausos. Aos 35, Gabigol aparou um rebote de Jesus e marcou o quarto gol.

Salvador fez jus ao nome e manteve o futebol brasileiro no caminho do inédito ouro. Na contagem regressiva, restam três jogos para que a seleção olímpica faça o que a principal não conseguiu: conquistar um grande título em casa.

BRASIL 4x0 DINAMARCA


COMENTÁRIOS