Offline
Perícia confirma crime ambiental em local próximo ao Horto
11/07/2016 19:07 em Novidades

Representantes de órgãos como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram presentes nesta segunda-feira (11/07) em localidade da antiga granja da Brigada Militar, ao lado do Hortoflorestal de São Luiz Gonzaga. Ele avaliaram material que foi escavado e que continha restos de materiais provenientes do Cemitério Municipal.

O caso se originou de denúncia feita por funcionário público que trabalha próximo ao local. O terreno estava interditado desde então.

A Polícia Civil segue cuidando da situação, com apoio também da Brigada Militar, que acompanha a ação desde o início. Responsável pelo caso, o delegado José Renato Moura informou que foram encontrados restos de caixões, roupas, mortalhas entre outros. Não foram encontrados ossos, porém, os materiais que foram retirados já representam grande risco ambiental, uma vez que estavam em contato direto com corpos e outros materiais que se decompõem.

O material encontrado já caracteriza grave crime ambiental. A terra retirada do local, junto com os materiais, foi retirada por um caminhão caçamba, que ficará com lona em um local a salvo da chuva – se ficasse por lá, o material poderia contaminar, por exemplo, uma sanga próxima. Fica a cargo do setor ambiental da Prefeitura dar a destinação adequada.

Cemitério sem licença

O próximo passo da Polícia Civil é trabalhar no Cemitério, para saber os locais específicos de onde os restos foram retirados e o que foi feito das ossadas que os caixões continham. Outro problema é que, segundo a FEPAM, não há licença ambiental para o funcionamento do Cemitério. O fato é que, com ou sem licença, mexer com túmulos e de lá retirar material é considerada atividade que demanda licença ambiental. Será investigado se a demolição dos túmulos foi feita de forma correta, antes do descarte.

Atenção redobrada

Por abarcar diversos fatores e leis, o caso está exigindo atenção especial da Polícia Civil. O delegado planeja apurar todas as questões pertinentes para concluir o inquérito e determinar todas as responsabilidades individuais. 

Galeria de Fotos

 
 
 
COMENTÁRIOS