Offline
RIO URUGUAI VOLTA A CRESCER NA REGIÃO
05/06/2017 11:39 em Novidades

 Após um fim de semana com baixas, o nível do rio Uruguai voltou a crescer em vários pontos da região. O alto volume de chuvas, que chegou a 120mm na região de Itapiranga, irá elevar as águas ao longo do dia.

No município de Porto Mauá, o rio já cresce 20cm por hora. Conforme Wilson Winkler, que faz o acompanhamento da situação, a previsão é que alcance de 10,9 metros a 12,2 metros nas próximas horas. A travessia de balsas que estava programada para ser retomada hoje foi suspensa. Não há previsão de retorno do serviço. Os moradores ribeirinhos foram orientados a não voltarem para as casas e estabelecimentos comerciais. O nível é de sete metros.

Em Porto Xavier, a orientação da Defesa Civil é a mesma. Os moradores não devem voltar para as casas hoje. Pela manhã, as águas estão perto de seis metros acima do leito normal. A travessia de balsas será feita às 14h. Provavelmente amanhã, serão suspensas mais uma vez.

Na cidade de Porto Vera Cruz, o nível é de 5,7 metros, com tendências a elevação. A travessia de balsas segue suspensa. Em Garruchos, apesar da baixa no fim de semana, continua alto. O nível nesta manhã é de 14,40 metros. Os ribeirinhos seguem fora de casa, com orientação de esperarem alguns dias para o retorno. A Metsul alerta para previsão de cheias nos rios, através do chamado efeito "repique".

O processo será acentuado na quarta e quinta-feira, quando estão previstos altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul. Números da Defesa Civil Mais de cinco mil pessoas seguem fora de casa em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no início da manhã desta segunda-feira, subiu de 4,9 mil para 5.087 o número de pessoas afetadas pelas enchentes.

O número de municípios atingidos permanece o mesmo: 125. Desses, 52 localidades estão em situação de emergência. Do total de famílias afetadas, 332 estão desabrigadas e outras 879 estão desalojadas. O município de Uruguaiana é um dos mais prejudicados com 1.445 pessoas fora de casa.

Fonte: Rádio Missioneira, com informações do Correio do Povo 

COMENTÁRIOS