Offline
Mais de 240 mil gaúchos voltam às urnas neste domingo
11/03/2017 12:50 em Novidades

O domingo (12) será de eleições suplementares em seis municípios do Rio Grande do Sul. 247.801 mil eleitores de Arvorezinha, Butiá, Gravataí, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul voltarão às urnas para escolher prefeito e vice. O novo pleito foi marcado após os candidatos mais votados para os cargos em outubro de 2016 terem os registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. 

Este sábado (11) marca o último dia de campanha eleitoral dos candidatos nas seis cidades. O uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a distribuição de material gráfico e a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas estão permitidos até às 22h. 

No dia de votação, o eleitor só poderá manifestar preferência por partido político, coligação ou candidato de forma silenciosa e individual. Qualquer manifestação coletiva, como bandeiraços, por exemplo, é considerada boca de urna. 

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) é de que os novos prefeitos e vices dos seis municípios sejam conhecidos por volta das 19h. Os eleitos serão diplomados até o dia 7 de abril.

Serviço
A votação suplementar ocorre das 8h até as 17h nos colégios eleitorais dos seis municípios. Para votar, é necessária a apresentação de carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto.

Quem não puder comparecer, deve justificar a ausência a partir de segunda-feira (13), utilizando o sistema Justifica, disponível no site do TRE, ou comparecer a um dos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento do Eleitor do Estado até o dia 11 de maio. 

Há a possibilidade ainda de justificar a ausência no domingo nas seções de votação, desde que o eleitor esteja em um dos outros cinco municípios onde haverá novas eleições.

 

GAÚCHA

COMENTÁRIOS