Offline
Enem será aplicado em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro de 2017
09/03/2017 12:48 em Novidades
A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá provas em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro de 2017. Até o ano passado, o exame era feito em um único fim de semana, sábado e domingo.

Mudanças na prova são anunciadas neste momento em entrevista coletiva pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais, Maria Inês Fini.

O edital será divulgado até dia 10 de abril. As inscrições serão feitas de 8 a 19 de maio.

A mudança é resultado de uma consulta pública, aplicada entre janeiro e fevereiro deste ano. Dos total de 600 mil participantes, mais de 40% votaram pela aplicação da prova em dois domingos diferentes. A opção de que a prova fosse em um domingo e uma segunda-feira teve adesão de 34% dos votantes. Já o modelo atual, sábado e domingo, teve 23% dos votos.

"Os candidatos se sentiam cansados em fazer a prova em dois dias seguidos", disse o ministro Mendonça Filho, ao reforçar que o novo calendário vai beneficiar também os candidatos sabatistas, que tinham de esperar até as 19h de sábado para fazer a prova.

O exame continuará sendo aplicado em formato de provas impressas. 

Confira as mudanças:

Datas – o Enem passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana. 

Redação ­– Também atendendo a milhares de solicitações, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.  

Certificação – O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios. 

Fonte: Rádio Gaúcha

 

COMENTÁRIOS