Offline
Meteorologia alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul
09/03/2017 09:13 em Novidades

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira à medida que um sistema frontal avança do Uruguai e da Argentina para o Estado.

O risco é de chuva generalizada e de temporais na maioria das regiões até o final do dia. Há possibilidade ainda de granizo e de vento forte com rajadas superiores a 100 km/h.

Os temporais atingem inicialmente o Oeste e o Sul do Estado entre o fim da manhã e a primeira metade da tarde, deslocando-se rapidamente para as demais áreas do Rio Grande do Sul entre o meio da tarde e a noite.

Modelos numéricos projetam que a instabilidade alcançaria a área de Porto Alegre entre a noite de hoje e a madrugada desta sexta-feira.

Alguns dos dados sugerem que a frente pode chegar com instabilidade forte na área da Capital e da região Metropolitana, onde o dia será bastante quente, com máximas de até 36ºC, o que será um fator agravante para o cenário de tempo severo.

Conforme a MetSul, como são fenômenos severos localizados, não é possível precisar várias horas antes quais as localidades que podem ser mais atingidas.

Simulações computadorizadas sinalizam a possibilidade de formações em arco (bow echo) que costumam provocar vento intenso.

A MetSul alerta ainda para a probabilidade de altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul entre esta quinta e domingo.

Serão dois episódios de forte instabilidade.

O primeiro de hoje para amanhã e o segundo no domingo.

Na soma dos dois eventos, pontos do Estado poderão ter de 100 mm a 200 mm de precipitação, particularmente no Oeste e no Sul.

Previsão do tempo Amanhã o tempo melhora cedo na maior parte do Estado no decorrer do dia, mas na Metade Norte ainda chove.

O segundo evento com chuva forte no Estado se concentrará no domingo, apesar da ocorrência de chuva já entre a tarde e a noite de sábado em alguns locais. Uma frente fria impulsionada por massa de ar frio avança no domingo e encontra ar quente e úmido que cobre o Sul do Brasil.

Por isso, o domingo também tem risco de temporais no território gaúcho. Já na segunda, com ar seco e mais frio, o sol voltará a predominar no Rio Grande do Sul.

COMENTÁRIOS