Offline
AÇÃO DESARTICULA VENDA DE DROGAS EM SÃO LUIZ GONZAGA E CAIBATÉ
13/01/2017 19:07 em Novidades

Quatro pessoas foram presas em São Luiz Gonzaga e 10 em Caibaté

Através de abordagem aos usuários, o trabalho de investigação da Polícia Civil identificou a venda de drogas em um beco de São Luiz Gonzaga.  Três pessoas foram presas de forma preventiva no local hoje (13), acusadas de tráfico. Outras seis foram presas em Caibaté, e duas na região Metropolitana. Todas por envolvimento com tráfico.

Segundo a delegada Elaine Maria Schons, através das informações dos usuários e perícia nas substâncias, foi possível comprovar a materialidade da venda do entorpecente em São Luiz Gonzaga. "Nem sempre é necessário ter grandes quantidades apreendidas para comprovar o tráfico", explica Elaine.

A mudança de estratégia foi necessária, uma vez que pela experiência dos suspeitos, é difícil apreender grande número de drogas. "Desde que trabalho aqui há 15 anos sabemos da existência do crime com esses envolvidos", destaca a delegada.

Além da prisão preventiva, a polícia pediu o seqüestro de veículos dos indivíduos. Segundo Elaine, eles eram usados no tráfico e também para lavar dinheiro. O seqüestro de quatro carros já havia sido deferido pela justiça. Conforme a delegada, além de prender os envolvidos, é importante tirar o capital de giro. Eles também investigam o enriquecimento desproporcional ao salário dos acusados.  Grande quantidade de dinheiro, arma, facas, facões, celulares, cocaína e cradk foram apreendidos na operação.

Além dos três presos na mesma residência, outro indivíduo foi preso preventivamente. O pedido foi feito pela Delegacia de Caibaté, que também realiza operação contra o tráfico.

Ataque aos policiais

No cumprimento de um dos mandados a equipe enfrentou uma situação tensa. Segundo Elaine, um dos acusados usou um facão para tentar os policiais. "Estava totalmente fora de si, descontrolado", aponta. "Além de falar que iria matar a todos nós, ameaçou nossos filhos e família", conta a delegada. Os policiais conseguiram desarmar o acusado sem o uso de armas de fogo."Primamos sempre pela vida e conseguimos levar a situação", justifica.

Relação com outros municípios

Elaine citou que não é descartada ligação com os outros municípios. Um dos acusados já havia tido envolvimento com crimes em Porto Xavier. A cidade, que fica na fronteira com a Argentina, é uma das portas de entrada dos entorpecentes no Brasil. "Vamos continuar a investigação, mas é possível que existam ligações interestaduais e até mesmo internacionais", ressalta.

Prisões em Caibaté e região Metropolitana

O trabalho de investigação da Delegacia de Polícia de Caibaté resultou em oito prisões. Segundo o delegado Afonso Stangherlin, responsável pelo caso, o grupo agia principalmente com a venda de cocaína.

No fim de 2016, a Polícia Civil já havia apreendido cocaína com uma dupla que vinha da região Metropolitana. Eles foram presos novamente hoje, desta vez de forma temporária, que pode chegar a 30 dias. Stangherlin estuda pedir a prisão preventiva dos acusados.

Trabalho continua

Mesmo com as prisões, Elaine acredita que o tráfico está longe de acabar na cidade. Ela salienta que o trabalho irá seguir, e conta com ajuda da comunidade com informações. "Contamos sempre com o apoio da população para que possamos combater os crimes ao máximo", pontua.

A ação de hoje contou com a participação de 30 policiais e três delegados. Além de Afonso e Elaine, a delegada regional Tânea Bratz participou da ação. Foram empregadas ainda oito viaturas. Em Caibaté, a operação foi chamada de "Caaró".

Fotos: Amanda Lima/Rádio Missioneira - Fonte: Rádio Missioneira - Autor: Amanda Lima

COMENTÁRIOS