Offline
Lojas Becker: seguindo em frente
03/01/2017 08:24 em Novidades

Contornando um ano bastante difícil para o varejo brasileiro, a Lojas Becker espera encerrar 2016 com mais quatro novas filiais nas cidades de São Marcos, Pinheiro Machado, São Sebastião do Caí e Pantano Grande, todas no Rio Grande do Sul. Desde janeiro, a empresa abriu cinco novas lojas, e o ritmo de expansão para o próximo ano não deve desacelerar: outras 12 unidades estão previstas. O avanço da varejista, que atua em toda a Região Sul do País, consolida o processo de desenvolvimento iniciado há 14 anos, impulsionado pela década de ouro do varejo. Nesse período, o número de lojas triplicou. Hoje, são mais de 200 unidades, que comercializam móveis, eletrodomésticos, informática, telefonia e materiais de construção, e empregam cerca de 3.800 funcionários.

Diretor-presidente da empresa, Eleonor Oscar Becker, quando questionado sobre os principais desafios para manter esse ritmo, reconhece o aumento da complexidade dos negócios ao longo dos anos e reforça a necessidade de ser diferente. A estratégia parece estar dando certo: as operações do Grupo Becker, que, além do setor de varejo explora outros quatro segmentos, ultrapassou R$ 1 bilhão de faturamento em 2015, e a previsão é de crescimento para este ano. “O maior desafio é nos diferenciar em meio a um mercado que está cada vez mais concorrido e com margens menores de lucro. Os consumidores não buscam mais apenas vendedores, mas sim consultores, profissionais que saibam analisar suas necessidades e auxiliá-los na escolha do produto.”

O segredo para crescer

Eleonor Oscar Becker,  diretor-presidente

Eleonor Oscar Becker, diretor-presidente

A empresa está empenhada, diz o executivo, em oferecer “algo a mais”, o que inclui a diferenciação de seu portfólio, que reúne as melhores marcas e mais de 6 mil produtos, a negociação pelos melhores preços e a forma de pagamento, com taxas menores de juros nas vendas a prazo, graças ao financiamento próprio, através de carnê, ou de serviços da Becker Financeira, um dos braços do grupo. Outras estratégias adotadas são o atendimento personalizado na hora da compra e no pós-venda e a colaboração com as comunidades onde suas lojas estão inseridas, por meio do apoio a campanhas sociais e do desenvolvimento de vários projetos culturais e esportivos para crianças e adultos. “A cultura de um povo é o seu maior patrimônio”, afirma Eleonor.

É assim que a empresa avança e se prepara para iniciar, em 2017, as operações de seu novo centro de distribuição, na cidade de Venâncio Aires (RS). O empreendimento, já concluído, soma 12.500 m² e facilitará a logística entre as lojas adjacentes. Também está em construção um novo centro em Cerro Largo (RS), que vai ampliar a capacidade das instalações já existentes, totalizando 36.000 m². “Estamos nos atualizando constantemente, buscando ferramentas que permitam maior agilidade, tanto na logística entre nossos CDs e lojas, como na gestão do mix de produtos e no controle do volume de estoque”, conta o diretor-presidente.

Além das operações de varejo, que incluem transportadora com mais de 180 caminhões para atender às necessidades logísticas dos pontos de venda da empresa e também de terceiros, o Grupo Becker possui uma administradora de consórcio para motos, materiais de construção, imóveis, eletrodomésticos e móveis, uma financeira, que começou a operar em abril de 2015, e a fábrica Industrial Becker, que produz implementos agrícolas de pequeno e médio porte, como betoneiras, além de churrasqueiras, lareiras e portas e janelas de madeira, também revendidos nas lojas do Grupo. Foi essa indústria que deu, há 64 anos, o pontapé inicial para o que é a empresa hoje.

Diversificação
Unidade de Alegrete (RS)

A trajetória de Lojas Becker é comum à de várias outras redes brasileiras de varejo. Nasceu do sonho de um empreendedor, Aloysio Eleutério Becker, que soube aproveitar as oportunidades ao seu redor e fundou a rede. Em 1952, começou a fabricar e a comercializar facas e pequenas ferramentas agrícolas em Salvador das Missões, distrito da cidade gaúcha de Cerro Largo. Diante da grande aceitação, adquiriu novos equipamentos e passou a fabricar produtos mais pesados, como arados, grades, carretas e moendas de cana, acelerando os negócios da família. A linha de itens, com ferramentas e equipamentos de qualidade, atendia boa parte da demanda dos agricultores da região, que já experimentava crescimento econômico e populacional. “Isso fazia com que, a cada dia, novos produtos fossem procurados pelos moradores”, lembra Eleonor, que começou a trabalhar aos 16 anos com seu pai, Aloysio.

Em 1959, Aloysio abriu a primeira loja em Salvador das Missões. A partir dela, criou a rede Lojas Becker, hoje comandada por seu filho, Eleonor, e por seu neto, Eleonor Oscar Becker Júnior. Em 1992, ao completar 40 anos, o grupo já tinha 13 lojas em 12 municípios da região das Missões (RS). Cinco anos depois, eram 33 lojas, que subiram para 61 quando a empresa comemorou seu cinquentenário. “O cenário mudou muito nos últimos anos. Iniciamos nossas atividades em cidades do interior gaúcho, onde a concorrência, no início, era pequena, mas agora o cenário é outro. A concorrência é maior, e isso implica margem de lucro menor.” Na trajetória do crescimento, a empresa estuda ampliar sua atuação online, ainda restrita à Região Sul. “Há um planejamento para ampliar essa área de atuação, com uma plataforma mais robusta”, adianta o executivo.

 

COMENTÁRIOS