Offline
Celulares no RS e SC terão mais um dígito
02/08/2016 13:14 em Novidades

O nono dígito nos telefones celulares deverá ser adotado em todo os Estados até 31 de dezembro de 2016. A implementação de mais um 9 antes de cada número será feita aos poucos, por regiões. RS e SC estão entre os Estados que serão incluídos no último grupo da mudança.

A medida já foi adotada na região metropolitana de São Paulo. Os celulares de municípios com DDD 11 começaram a transição em 29 de julho. Desde o último dia 17, as ligações sem o nono dígito não são mais completadas. 

Segundo a Anatel, a medida vai aumentar, em quatro anos,  a capacidade de numeração na região paulista de 44 milhões para 90 milhões.

A Anatel considera necessário que - para evitar que usuários de outras partes do país tenham dificuldades em completar as chamadas - a medida que acrescenta o nono dígito seja adotada nacionalmente. 
O cronograma ontem divulgado pela Anatel estabelece que o restante do Estado de São Paulo faça a migração até o dia 31 de dezembro de 2013. 

Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão incorporar o algarismo adicional até 31 de janeiro de 2014. 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem adotar o nono dígito até 31 de dezembro de 2016. 

Conforme a Anatel, a divisão do cronograma em várias etapas visa a garantir a segurança durante todo o processo de transição para o novo modelo. 

COMENTÁRIOS